Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

BC do Japão considera que impulso à inflação por iene fraco está se tornando maior

BC do Japão considera que impulso à inflação por iene fraco está se tornando maior

Reuters

26/01/2026

Placeholder - loading - Sede do BC do Japão em Tóquio 19/12/2025. REUTERS/Manami Yamada
Sede do BC do Japão em Tóquio 19/12/2025. REUTERS/Manami Yamada

Por Leika Kihara

TÓQUIO, 26 Jan (Reuters) - O iene ⁠fraco tem um impacto cada vez maior sobre a inflação do Japão já que as empresas repassam ativamente os custos crescentes, disse o banco central nesta segunda-feira, sinalizando sua vigilância sobre as crescentes pressões sobre os preços que podem justificar mais aumentos na taxa de juros.

Em uma análise sobre o choque da fraqueza do iene, a inflação foi impulsionada no primeiro ano pelas empresas que repassaram o aumento dos custos de ​importação, disse o Banco do Japão. A ⁠análise ⁠foi incluída na versão completa do relatório trimestral de perspectivas do banco central.

Porém, um impulso igualmente significativo ocorreu três anos após o choque, devido a efeitos de 'segunda ordem', como o repasse dos custos de mão de obra, sugerindo que o impacto ‌sobre os preços se tornará maior e mais duradouro do que ​no passado, disse o relatório.

A análise ‌estudou o impacto ​na inflação ​de um iene fraco e não fez referência direta ao nível atual da moeda, que caiu na semana passada para seu valor mais baixo ​contra o dólar desde 2024, antes de se recuperar.

'O comportamento de fixação de preços e salários das empresas está se tornando mais ativo, o que aumenta a chance de o Japão sustentar um mecanismo no qual os salários e os preços aumentem juntos de forma moderada', disse o relatório.

'Há uma chance de que os salários e a inflação ultrapassem as expectativas' se as empresas repassarem mais ativamente o aumento dos custos de mão de obra ou se a pressão salarial aumentar, refletindo um mercado de trabalho apertado, disse o relatório.

O Banco ⁠do Japão manteve a taxa de juros na sexta-feira, mas manteve as ‌previsões hawkish de inflação e ⁠enfatizou sua vigilância em relação aos riscos de preços decorrentes de um iene fraco, sinalizando que as autoridades pretendem continuar aumentando os ‍custos de empréstimos ainda baixos.

O banco central divulgou um resumo de seu relatório trimestral de perspectivas ​na ‌sexta-feira. Ele publica a versão completa do relatório no dia útil seguinte.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.