BCE ainda precisa fazer vários cortes nos juros antes de atingir nível 'neutro', aponta estudo
BCE ainda precisa fazer vários cortes nos juros antes de atingir nível 'neutro', aponta estudo
Reuters
07/02/2025
FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu ainda pode estar a vários cortes nas taxas de juros do nível em que deixa de conter o crescimento econômico, afirmou em um artigo na sexta-feira, embora tenha minimizado a importância da última estimativa.
O nível neutro ou natural para a taxa de depósito, que não estimula nem restringe o crescimento, é visto agora entre 1,75% e 2,25%, disse o banco em um artigo do Boletim Econômico, argumentando que esse nível não mudou significativamente nos últimos anos.
O valor, abaixo da faixa de 1,75% a 2,5% oferecida pela presidente do BCE, Christine Lagarde, em dezembro, provavelmente alimentará a especulação de que mais cortes nas taxas estão por vir, dado o fraco crescimento econômico que deve pesar sobre a inflação e permitir que o BCE volte à sua meta de 2% após quatro anos superando-a.
No entanto, o BCE também se esforçou para minimizar a importância da nova estimativa, argumentando que ela não era útil para a definição de políticas, uma vez que o neutro não podia ser medido com precisão e os modelos apresentavam um 'grau muito alto' de incerteza.
'As incertezas inerentes, bem como as deficiências conceituais, limitam a utilidade das estimativas da taxa natural disponíveis para a condução da política monetária em tempo real', disse o BCE.
A taxa neutra tem estado em foco nos últimos meses depois que vários formuladores de políticas disseram que esse seria o próximo objetivo e o BCE eliminou uma referência à manutenção de uma política 'suficientemente restritiva'.
A nova estimativa sugere que a taxa de depósito do BCE, atualmente em 2,75%, precisaria de mais dois cortes antes de atingir o limite superior do intervalo estimado.
Isso já é bem esperado, pois os investidores veem entre três ou quatro outros cortes nas taxas este ano, uma vez que o banco está cada vez mais preocupado com o crescimento anêmico.
O documento também argumentou que esse nível neutro, chamado de 'r*' na linguagem do banco central, não mudou significativamente desde a pandemia, apesar de algumas estimativas em contrário.
'Após um modesto aumento pós-pandemia, o intervalo atualizado de estimativas pontuais da taxa de juros natural real para a área do euro permaneceu praticamente inalterado desde o final de 2023 e é consistente com as estimativas documentadas', acrescentou o BCE.
Embora alguns formuladores de políticas tenham sugerido seus próprios intervalos para a taxa neutra como possíveis guias de política, outros, particularmente no Conselho do BCE, têm minimizado qualquer valor.
'A taxa neutra é um conceito analítico muito poderoso, mas não muito útil para definir a política monetária, dada a incerteza embutida', disse Piero Cipollone, membro da diretoria do BCE, esta semana.
Philip Lane, economista-chefe do BCE, argumentou, entretanto, que uma série de fatores determinava o grau de restrição da política e que esses fatores não podem ser expressos por um único indicador.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
Reuters