Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

BCE espera lançar piloto de euro digital em 2027

BCE espera lançar piloto de euro digital em 2027

Reuters

30/10/2025

Placeholder - loading - Representaçãoes da moeda virtual Bitcoin e de notas de euro em imagem ilustrativa 27/01/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Representaçãoes da moeda virtual Bitcoin e de notas de euro em imagem ilustrativa 27/01/2020 REUTERS/Dado Ruvic

Atualizada em  30/10/2025

FLORENÇA, ITÁLIA (Reuters) - O banco central Europeu disse nesta quinta-feira que poderá lançar um piloto de sua moeda digital em 2027, desde que consiga garantir a aprovação em tempo hábil dos parlamentares para um projeto que considera vital para a autonomia financeira da zona do euro.

O BCE apresentou a moeda digital como uma alternativa estratégica aos meios de pagamento privados, dominados pelos EUA, como cartões de crédito e stablecoins -- uma medida que, segundo ele, é cada vez mais importante em uma era de maior atrito geopolítico, em que a autonomia financeira e a resiliência são vistas como fundamentais para proteger a soberania econômica da Europa.

Após quatro anos de estudo e preparação, o BCE disse que agora está considerando lançar um projeto piloto, o que significa que algumas transações em euros digitais poderão ser realizadas já em meados de 2027, antes de um lançamento em grande escala dois anos depois.

'Um exercício piloto e as transações iniciais poderiam ocorrer a partir de meados de 2027', disse o BCE em um comunicado. 'Todo o Eurosistema deverá então estar pronto para uma possível primeira emissão do euro digital em 2029.'

Mas isso está condicionado à aprovação pelos parlamentares da União Europeia -- que incluem o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão -- de uma legislação que forneça uma base para o euro digital no próximo ano.

Garantir isso tem se mostrado difícil, com os parlamentares recebendo preocupações dos bancos de que o euro digital pode esvaziar seus cofres e custar muito caro para ser criado.

Os governos da UE reivindicaram a última palavra sobre se uma moeda digital deve ser lançada e quantos euros os residentes poderão possuir.

O BCE, que estima que o custo para o setor será de entre 4 bilhões de euros (US$ 4,66 bilhões) e 5,77 bilhões de euros após levar em conta as economias e sinergias, disse que continuaria a trabalhar com os parlamentares.

(Reportagem de Francesco Canepa)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.