Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

BCE não deveria sinalizar nem pausa nem corte nos juros, diz Nagel

BCE não deveria sinalizar nem pausa nem corte nos juros, diz Nagel

Reuters

16/06/2025

Placeholder - loading - Presidente do banco central alemão, Joachim Nagel 10/03/2025. REUTERS/Liesa Johannssen/File Photo
Presidente do banco central alemão, Joachim Nagel 10/03/2025. REUTERS/Liesa Johannssen/File Photo

FRANKFURT (Reuters) - A inflação da zona do euro está agora dentro da meta e não deve ficar abaixo do objetivo de forma sustentada, mas o BCE deveria manter todas as suas opções em aberto para futuros movimentos em meio a uma incerteza excepcional, disse o presidente do banco central alemão, Joachim Nagel, nesta segunda-feira.

O Banco Central Europeu cortou as taxas de juros oito vezes desde junho passado, mas sinalizou uma pausa no afrouxamento monetário para julho e os mercados agora veem apenas mais um corte, possivelmente no final do ano, levando a taxa de depósito para 1,75%.

Mas Nagel disse que o ambiente pode mudar tão rapidamente que não seria sensato comprometer-se agora com uma pausa ou um corte e que o BCE deveria permanecer flexível.

'Em vez disso, devemos manter nossos olhos e ouvidos abertos para os riscos à estabilidade de preços', disse ele em uma conferência em Frankfurt. 'Isso também é verdade à luz dos atuais acontecimentos no Oriente Médio.'

Nagel disse esperar que o crescimento econômico alemão fique estagnado no segundo trimestre e previu que a guerra comercial global poderia custar à Alemanha 0,75 ponto percentual de crescimento no médio prazo.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.