Bélgica investiga novos avistamentos de drones sobre base militar
Bélgica investiga novos avistamentos de drones sobre base militar
Reuters
29/10/2025
Por Alessandro Parodi
BRUXELAS (Reuters) - A Bélgica abriu uma investigação após dois avistamentos de drones sobre uma base militar no sudeste do país, disse o ministro da Defesa, Theo Francken, nesta quarta-feira, o segundo caso no país em menos de um mês.
Francken disse em duas publicações na mídia social X que os guardas do quartel na cidade de Marche-en-Famenne notaram vários drones sobrevoando partes importantes da base militar no domingo e na terça-feira, o que levou a uma investigação da polícia e da agência de inteligência ADIV.
O avistamento de cerca de cinco drones no sábado e dois na terça-feira aconteceu à noite, o que significa que não foi possível identificar o tipo de dispositivo usado, disse uma fonte próxima à investigação à Reuters.
'Esse não foi um trabalho de amadores, mas de pilotos de drones habilidosos', disse Francken em sua postagem.
Seu gabinete confirmou que uma investigação havia sido aberta, mas não pôde fornecer mais detalhes, inclusive sobre a identidade dos possíveis autores.
Os países da Otan têm estado em alerta máximo nas últimas semanas após avistamentos de drones e outras incursões aéreas, inclusive em outra base militar belga, nos aeroportos de Copenhague, Munique e na região do Báltico.
No domingo, a Lituânia fechou o aeroporto de Vilnius e as passagens de fronteira da Belarus depois que vários objetos, identificados como prováveis balões de hélio, entraram em seu espaço aéreo.
Neste mês, a Comissão Europeia propôs quatro projetos de defesa europeia, incluindo um sistema contra drones e um plano para fortificar a fronteira leste, como parte de uma iniciativa para preparar o continente para se defender até 2030.
(Reportagem de Alessandro Parodi)
Reuters

