Benefícios de programa alimentar dos EUA começarão apenas após paralisação
Benefícios de programa alimentar dos EUA começarão apenas após paralisação
Reuters
04/11/2025
Atualizada em 04/11/2025
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que os benefícios de assistência alimentar serão concedidos somente quando a paralisação do governo federal for encerrada, apesar de uma ordem judicial determinar que seu governo efetue os pagamentos até a quarta-feira.
Os benefícios do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (Snap, na sigla em inglês) 'serão concedidos somente quando os democratas da esquerda radical liberarem o governo, o que eles podem fazer facilmente, e não antes!', escreveu Trump em uma postagem no Truth Social.
Um impasse de 35 dias sobre o financiamento do governo entre a maioria dos republicanos e democratas no Congresso comprometeu os benefícios de quase 7 milhões de norte-americanos de baixa renda.
No sábado, um tribunal federal de Rhode Island ordenou que o governo Trump efetue o pagamento integral do benefício de auxílio-alimentação até segunda-feira, ou pagamentos parciais até quarta-feira, reconhecendo o 'dano irreparável' da falta de pagamento em tempo hábil.
O governo Trump disponibilizou na segunda-feira US$450 milhões em receitas tarifárias para um programa de nutrição infantil ameaçado pela paralisação do governo federal, de acordo com registros de financiamento federal.
Mas afirmou, em um processo judicial, que não recorrerá a um fundo para os US$4 bilhões necessários para financiar totalmente os benefícios do Snap em novembro.
(Reportagem de Katharine Jackson e Doina Chiacu)
Reuters

