Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Bessent pede ao governo do Japão que dê ao Banco do Japão espaço para aumentar os juros

Bessent pede ao governo do Japão que dê ao Banco do Japão espaço para aumentar os juros

Reuters

29/10/2025

Placeholder - loading - Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent 26/10/2025. REUTERS/Hasnoor Hussain
Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent 26/10/2025. REUTERS/Hasnoor Hussain

Por Leika Kihara e Makiko Yamazaki

TÓQUIO (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, pediu ao governo do Japão nesta quarta-feira que dê ao banco central espaço para elevar a taxa de juros, aumentando sua advertência a Tóquio contra a manutenção do iene muito fraco por meio de custos de empréstimos prolongadamente baixos.

O dólar caiu 0,3%, para 151,59 ienes, após os comentários, que reavivaram as expectativas do mercado de um aumento da taxa de juros no curto prazo pelo Banco do Japão.

'Sinto-me encorajado pela profunda compreensão dela de como o Abenomics passou de uma política puramente reflacionária para um programa que deve equilibrar as preocupações com o crescimento e a inflação para os cidadãos do Japão', disse Bessent em um post no X sobre sua reunião com a ministra das Finanças do Japão, Satsuki Katayama, na segunda-feira.

'A disposição do governo em permitir que o Banco do Japão tenha espaço será fundamental para ancorar as expectativas de inflação e evitar o excesso de volatilidade da taxa de câmbio', acrescentou.

Os comentários foram feitos antes da reunião de política monetária do Banco do Japão, que termina na quinta-feira, quando os mercados esperam amplamente que o banco central mantenha a taxa de juros.

Eles também se seguiram a uma declaração de Bessent na terça-feira, segundo a qual ele pediu uma 'política monetária sólida' no Japão para ancorar as expectativas de inflação durante sua reunião com Katayama.

'Bessent pode ter sentido que, sem sua pressão, o Banco do Japão poderia continuar adiando o aumento dos juros', disse Mari Iwashita, estrategista executivo da Nomura Securities.

'Mas o simples fato de aumentar os juros mais uma vez não fará com que o iene se movimente muito. Acho que Bessent está pedindo uma comunicação mais clara sobre até que ponto o Banco do Japão acabará aumentando os custos dos empréstimos', disse ela.

Os comentários de Bessent aumentam as complicações para o governo da nova primeira-ministra Sanae Takaichi, que é conhecida como defensora de uma política fiscal e monetária expansionista.

O principal porta-voz do governo japonês, Minoru Kihara, não quis comentar a publicação de Bessent no X. 'Os meios específicos da política monetária estão sob a jurisdição do Banco do Japão', disse ele em uma coletiva de imprensa na quarta-feira.

(Reportagem de Leika Kihara e Makiko Yamazaki; reportagem adicional de Kentaro Sugiyama e Takahiko Wada)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.