Bessent pede que China seja 'parceiro confiável' em negociações comerciais com os EUA
Bessent pede que China seja 'parceiro confiável' em negociações comerciais com os EUA
Reuters
11/06/2025
WASHINGTON (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, pediu nesta quarta-feira que a China cumpra seus compromissos no acordo comercial firmado entre Washington e Pequim em Genebra no mês passado, horas após ele e outras autoridades dos dois países acordarem uma nova estrutura para implementar o pacto.
Em depoimento perante um comitê da Câmara dos Deputados dos EUA, Bessent afirmou que a China tem uma 'oportunidade única' de estabilizar sua economia, deixando de lado o excesso de produção industrial para exportação e passando a aumentar o consumo interno.
'Mas o país precisa ser um parceiro confiável nas negociações comerciais', disse Bessent em comentários preparados.
'Se a China corrigir o curso, mantendo sua parte do acordo comercial inicial que delineamos em Genebra no mês passado, será possível um grande e belo reequilíbrio das duas maiores economias do mundo.'
O depoimento de Bessent não forneceu detalhes sobre a estrutura acordada com a China na terça-feira, após dois dias de negociações em Londres. Ele deixou as negociações mais cedo para retornar a Washington a fim de comparecer à audiência na Câmara.
(Por David Lawder)
Reuters