Biden diz que teve conversas produtivas sobre teto da dívida com presidente da Câmara dos EUA
Biden diz que teve conversas produtivas sobre teto da dívida com presidente da Câmara dos EUA
Reuters
25/05/2023
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que teve várias conversas produtivas com o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, sobre o impasse em relação ao teto da dívida do governo norte-americano, acrescentando que os negociadores continuam com as conversações nesta quinta-feira.
O diretor de Comunicação da Casa Branca, Ben LaBolt, afirmou que um acordo sobre o teto da dívida está próximo, enquanto republicanos e democratas correm para fechar um pacto para evitar o calote.
'Estamos chegando perto de um acordo', disse LaBolt à MSNBC.
Biden, falando em um evento na Casa Branca para sua nova escolha para presidir o Estado-Maior Conjunto, disse que os republicanos estão pressionando por cortes drásticos que aumentariam o tempo de espera para reivindicações da Previdência Social e cortariam investimentos com professores, policiais e agentes de patrulha de fronteira.
'Não vou concordar com isso', disse Biden. 'A única maneira de avançar é com um acordo bipartidário e acredito que chegaremos a um acordo (que) nos permitirá avançar e proteger os trabalhadores americanos deste país.'
Biden disse que as negociações com McCarthy são 'sobre os contornos de como será o orçamento, e não sobre inadimplência. Trata-se de visões que competem para a América'.
Ele acrescentou: 'O presidente McCarthy e eu temos uma visão muito diferente de quem deve arcar com o ônus de esforços adicionais para colocar nossa casa fiscal em ordem. Não acredito que todo o ônus deva cair nas costas da classe média e da classe trabalhadora americana. Meus amigos republicanos da Câmara discordam.'
(Reportagem de Nandita Bose)
Reuters