Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

BNDES anuncia linha de R$2 bi para agricultor que tem recebíveis em dólar

BNDES anuncia linha de R$2 bi para agricultor que tem recebíveis em dólar

Reuters

17/04/2023

Placeholder - loading - Entrada do edifício-sede do BNDES no Rio de Janeiro 08/01/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Entrada do edifício-sede do BNDES no Rio de Janeiro 08/01/2019 REUTERS/Sergio Moraes

Atualizada em  17/04/2023

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social anunciou nesta segunda-feira uma nova linha de financiamento para produtores agrícolas que têm recebíveis em dólar, em programa que terá inicialmente disponibilidade de cerca de 2 bilhões de reais ao ano, disse o presidente da instituição, Aloizio Mercadante.

O programa, que beneficiará com taxas mais baixas principalmente aqueles agricultores que cultivam produtos de exportação, deverá ser destinado a financiar compras de máquinas e equipamentos produzidos no Brasil.

Mercadante ressaltou que a linha é uma 'inovação' em momento em que há 'certa crise de confiança no crédito', diante de recentes notícias sobre dívidas da Light e das Americanas. Ele disse ainda que planeja para breve ampliar este programa aos setores da indústria e serviços.

'Vamos começar com 2 bilhões de reais para a agricultura', disse Mercadante, ressaltando que apenas poderão usar este financiamento aqueles agricultores que têm recebíveis (receita) em dólar.

O anúncio confirma reportagem da Reuters, que noticiou em março que o BNDES e o Ministério da Agricultura anunciariam uma linha nesses moldes.

A linha terá taxa de juros fixa de 7,59% ao ano mais a variação do câmbio.

'No caso (do produtor) que tem o recebível em dólar, esta variação não tem relevância', destacou Mercadante.

'É uma taxa muito abaixo da Selic', disse o presidente do banco, comparando com a taxa básica atual de 13,75%.

A linha terá 24 meses de carência e até 120 meses para pagamentos do financiamento, segundo o presidente do banco.

Durante o evento transmitido pela internet, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que a linha vem solucionar 'demanda para o exportador sem gerar custos para o Tesouro Nacional'.

O diretor financeiro do BNDES, Alexandre Abreu, comentou que a linha aproveita um 'bom momento para captações' em que o banco preserva seus ganhos normais e pode oferecer uma 'taxa fixa mais barata'.

Quando se fala em financiamento de investimentos agrícolas, o BNDES responde por cerca de metade dos recursos utilizados no país.

(Por Roberto Samora)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.