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Boeing amplia planos para substituir trabalhadores em greve em meio a apelos por fim do impasse

Boeing amplia planos para substituir trabalhadores em greve em meio a apelos por fim do impasse

Reuters

02/10/2025

Placeholder - loading - Trabalhadores da Boeing em greve, em Berkeley, no Estado do Missouri 04/08/2025 REUTERS/Lawrence Bryant
Trabalhadores da Boeing em greve, em Berkeley, no Estado do Missouri 04/08/2025 REUTERS/Lawrence Bryant

Por Dan Catchpole

(Reuters) - A Boeing está expandindo seus planos para substituir trabalhadores em greve da área de St. Louis que montam caças e munições até o fim do ano, anunciou a gerência da empresa nesta quinta-feira em um memorando interno compartilhado com a Reuters.

Cerca de 3.200 membros da Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais (IAM, na sigla em inglês) estão em greve desde 4 de agosto.

O primeiro grupo de trabalhadores substitutos para a produção de munições e mecânicos de montagem começará o treinamento na sexta-feira, de acordo com o memorando do vice-presidente da Boeing, Dan Gillian.

A Boeing também está avaliando a transferência de alguns trabalhos para terceiros, disse Gillian.

A companhia se recusou a comentar o memorando ou a dizer quantos trabalhadores substitutos iniciarão o treinamento.

Autoridades e membros do sindicato disseram que a movimentação é, em grande parte, um blefe, observando que seus trabalhos exigem semanas ou vários meses de treinamento, e a obtenção de uma autorização de segurança necessária para muitos dos trabalhos de defesa pode levar até seis meses.

O senador Bernie Sanders pediu à Boeing, em uma carta enviada na quarta-feira, que encerrasse a greve que já dura oito semanas.

'Faça a coisa certa', disse Sanders em sua carta ao presidente-executivo da Boeing, Kelly Ortberg. 'Assine um contrato justo'.

A gerência da Boeing disse que a empresa não aumentará significativamente sua oferta, que os trabalhadores rejeitaram.

O conselho da Boeing aprovou US$22 milhões em remuneração para Ortberg em 2025. A IAM estima que sua proposta custaria à Boeing US$40 milhões por ano, em média.

Reuters

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