Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro registra candidatura à reeleição com programa que promete reforma e correção da tabela do IR

Placeholder - loading - 24/07/2022 REUTERS/Ricardo Moraes
24/07/2022 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro registrou sua candidatura à reeleição junto ao Tribunal Superior Eleitoral com um programa de governo que promete a realização de reformas, como a tributária, e a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física em 31%.

O texto do programa de governo de Bolsonaro para um eventual segundo mandato, encaminhado pela campanha à imprensa na noite de terça-feira, defende alterações no sistema tributário --com a promessa de simplificação--, a reforma administrativa --que já está em tramitação no Congresso-- e novas alterações na legislação trabalhista.

Sobre a correção da tabela do Imposto de Renda, promessa feita e não cumprida por Bolsonaro na eleição de 2018, o programa promete isentar inicialmente os trabalhadores com salários de até 2.500 reais, com objetivo de ampliar essa isenção ao término de eventual segundo mandato, em dezembro de 2026.

'Sem a pandemia e com o crescimento econômico, com responsabilidade fiscal, será possível perseguir o objetivo de isentar os trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos durante a gestão 2023-2026', afirma o texto.

O documento responsabiliza em vários trechos a pandemia de Covid-19 pelo não avanço do que chama de 'reformas estruturantes', em linha com a retórica frequentemente adotada por Bolsonaro. Transfere também à guerra na Ucrânia parte da responsabilidade, apesar de o conflito ter começado apenas em fevereiro deste ano.

'Entende-se que um plano de governo deve gerar certezas. Na essência, o governo reeleito de Bolsonaro continuará a implementar as mudanças e reformas estruturantes (que só não foram mais abrangentes devido à pandemia de Covid-19 e a

guerra entre a Federação da Rússia e a Ucrânia), com o objetivo de melhorar a eficiência dos gastos públicos', afirma.

O documento também faz acenos à base conservadora de Bolsonaro ao defender, por exemplo, a ampliação do acesso às armas de fogo, em desalinho com o que defendem vários especialistas em segurança pública.

No registro da candidatura, Bolsonaro declarou patrimônio de 2,3 milhões de reais, enquanto seu candidato a vice, o general Walter Braga Netto, declarou 1,6 milhão de reais em bens, segundo os dados no site do TSE.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.