Bombeiros gregos combatem incêndio florestal na ilha de Creta
Bombeiros gregos combatem incêndio florestal na ilha de Creta
Reuters
02/07/2025
ATENAS (Reuters) - Bombeiros gregos combatiam nesta quarta-feira um incêndio que se alastrou pelo popular destino de férias de Creta, queimando áreas florestais, ameaçando casas e provocando a retirada de moradores e turistas de pelo menos quatro vilarejos na ilha.
Pelo menos 155 bombeiros, auxiliados por 38 motores e caminhões de água, combatiam as chamas no município de Ierapetra, na costa sudeste da maior ilha do país, informou o serviço de bombeiros grego.
O incêndio, que eclodiu à tarde, foi atacado por ventos fortes que dificultavam os esforços de combate ao fogo e reacendiam suas frentes. Mais reforços estavam a caminho vindos de Atenas, de barco e de avião, informou o corpo de bombeiros.
'É um incêndio muito difícil e ainda está em andamento', disse um oficial do corpo de bombeiros à Reuters, sob condição de anonimato, atribuindo a dificuldade da operação aos ventos fortes e ao tipo de terreno.
As estações de TV locais informaram que algumas casas foram danificadas. Até o momento, não houve relatos de feridos. As autoridades haviam ordenado anteriormente a retirada em Achlia e de mais três vilarejos na área mais ampla. Cerca de 3.000 pessoas, que haviam deixado os vilarejos, foram levadas para abrigos temporários, informaram as autoridades locais.
A Grécia, situada no extremo sul da Europa, é frequentemente atingida por incêndios florestais durante seus verões quentes e secos, mas as autoridades têm culpado as rápidas mudanças climáticas por alimentar incêndios mais destrutivos nos últimos anos.
Na noite deste quarta-feira, os bombeiros gregos também estavam tentando domar um incêndio florestal na ilha de Kythira e outro incêndio na região norte de Chalkidiki, que se alastrava sem controle.
(Reportagem de Renee Maltezou)
Reuters