BP diz que conteúdo de CO₂ na descoberta brasileira de Bumerangue é gerenciável
BP diz que conteúdo de CO₂ na descoberta brasileira de Bumerangue é gerenciável
Reuters
30/10/2025
LONDRES (Reuters) - A BP disse nesta quinta-feira que o nível de CO₂ na enorme descoberta de petróleo e gás em Bumerangue, na bacia offshore de Santos, no Brasil, poderia ser gerenciado.
Em agosto, a BP celebrou Bumerangue como sua maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos, mas disse que ela continha níveis elevados de CO₂. O alto teor de CO2 pode potencialmente tornar o desenvolvimento de um campo de hidrocarbonetos antieconômico.
A BP está procurando um parceiro para o bloco, no qual detém 100% atualmente. Um ex-chefe da estatal brasileira Petrobras, que poderia ser eventual parceira, disse que a viabilidade econômica do campo depende do seu conteúdo de CO₂.
'Dada a presença de líquidos em toda a coluna de hidrocarbonetos, as propriedades de rocha de alta qualidade observadas e a extensa tecnologia e experiência de desenvolvimento em águas profundas da BP, a BP acredita que o dióxido de carbono no reservatório pode ser gerenciado', disse a BP.
O grupo britânico disse que estava realizando testes de laboratório para determinar as proporções de gás para óleo e condensado para gás e uma estimativa dos volumes no local, e que esperava que outros poços fossem perfurados no campo no início de 2027.
(Reportagem de Shadia Nasralla)
Reuters

