Brasil bate recorde com 14,9 mil transplantes no 1º semestre
Apesar do resultado, 80 mil pessoas ainda aguardam na fila no país
Redação
26/09/2025
O Brasil atingiu a marca de 14,9 mil transplantes no primeiro semestre de 2025, o maior número da série histórica. De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de um crescimento de 21% em relação a 2022. Apesar do resultado, mais de 80 mil pessoas ainda aguardam na fila no país atualmente.
A pasta lançou nesta quinta-feira (25) a campanha “Você diz sim, o Brasil inteiro agradece”, que reforça a importância de todos informarem à família sobre a decisão de doar órgãos. São as famílias que decidem pela doação ainda no hospital.
O evento de lançamento marcou a assinatura da portaria que cria a Política Nacional de Doação e Transplantes (PNDT). Pela primeira vez, desde a criação do sistema em 1997, a política foi descrita em uma portaria específica. A política organiza os princípios e diretrizes do SNT, reforçando a ética, a transparência, o respeito ao anonimato e a gratuidade no acesso pelo SUS.
O Brasil ocupa a 3ª posição mundial em número absoluto de procedimentos, atrás apenas de Estados Unidos e China, mas lidera em transplantes realizados integralmente por um sistema público.
Redação

