Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Brasil é escolhido para sediar Copa do Mundo Feminina de 2027 em congresso da Fifa

Brasil é escolhido para sediar Copa do Mundo Feminina de 2027 em congresso da Fifa

Reuters

17/05/2024

Placeholder - loading - Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, discursa após Brasil ser escolhido sede da Copa do Mundo Feminina de futebol de 2027 durante congresso da Fifa em Bangcoc 17/05/2024 REUTERS/Athit Perawongmetha
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, discursa após Brasil ser escolhido sede da Copa do Mundo Feminina de futebol de 2027 durante congresso da Fifa em Bangcoc 17/05/2024 REUTERS/Athit Perawongmetha

Por Martin Petty

BANGCOC (Reuters) - O Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027 pelo congresso da Fifa nesta sexta-feira, superando a proposta conjunta da Bélgica, Holanda e Alemanha para se tornar o primeiro país sul-americano a realizar o torneio.

A candidatura brasileira recebeu o apoio de 119 associações membros do congresso da Fifa para sediar a 10ª edição da competição, em comparação com 78 votos para a candidatura europeia.

'Agradeço a confiança de todos que participaram do congresso da Fifa pela escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. Vivemos hoje um dia histórico em Bangcoc. Essa é uma vitória do futebol feminino mundial. Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história', disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

'Essa decisão da Fifa anunciada nesta noite terá um grande impacto positivo no futebol feminino brasileiro e na vida de milhões de mulheres do Brasil. Além de investir na realização da Copa do Mundo, toda a cadeia produtiva do futebol feminino no Brasil e na América do Sul dará um imenso salto de desenvolvimento.'

O Brasil teve uma ligeira vantagem na corrida para a votação de sexta-feira depois que uma avaliação técnica da Fifa divulgada na semana passada lhe deu uma pontuação de quatro em cinco, contra 3,7 para a candidatura da Bélgica-Holanda-Alemanha.

A disputa foi reduzida a dois concorrentes no mês passado, depois que Estados Unidos e México retiraram sua candidatura conjunta para buscar ser sede da edição de 2031 do torneio.

A avaliação da Fifa pontuou cada candidatura em critérios que vão desde a viabilidade comercial, instalações e acomodações para as equipes, até locais de transmissão, estádios e locais para festivais de torcedores.

A Fifa disse que os 10 estádios do Brasil foram construídos e configurados especificamente para grandes torneios, tendo sediado a Copa do Mundo masculina de 2014, e que a candidatura tinha uma forte posição comercial e compromisso governamental.

Destacou a natureza compacta e o apoio por trás da candidatura da Bélgica, Holanda e Alemanha, a sólida viabilidade comercial, a boa infraestrutura e as curtas distâncias entre os locais de competição, mas também observou as capacidades menores de seus 13 estádios.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que o torneio no Brasil será 'a melhor Copa do Mundo de Futebol Feminino de todos os tempos'.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.