Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Brasil pedirá explicações sobre 'tratamento degradante' de deportados

Brasil pedirá explicações sobre 'tratamento degradante' de deportados

Reuters

26/01/2025

Placeholder - loading - Um migrante brasileiro, deportado dos EUA, é recebido por familiar no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte 25/01/2025 REUTERS/Washington Alves
Um migrante brasileiro, deportado dos EUA, é recebido por familiar no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte 25/01/2025 REUTERS/Washington Alves

Por Luciana Magalhaes

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores do Brasil vai buscar explicações do governo dos Estados Unidos sobre o 'tratamento degradante' de brasileiros em um voo de deportação, escreveu o Itamaraty no X na noite de sábado.

Na última sexta-feira, brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Brasil algemados. Na chegada, alguns dos passageiros também relataram maus-tratos durante o voo, de acordo com notícias locais.

O avião, que transportava 88 passageiros brasileiros, 16 agentes de segurança dos EUA e oito membros da tripulação, estava originalmente programado para chegar a Belo Horizonte. Entretanto, fez uma parada não programada em Manaus devido a problemas técnicos, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Lá, as autoridades brasileiras ordenaram a retirada das algemas, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva designou um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para completar a viagem.

O voo foi o segundo este ano proveniente dos EUA transportando migrantes ilegais deportados de volta ao Brasil e o primeiro desde a posse do presidente dos EUA, Donald Trump, de acordo com a Polícia Federal.

Autoridades do Departamento de Segurança Interna dos EUA e do Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos EUA contatadas no final do sábado para comentar não responderam imediatamente.

(Reportagem adicional de Ted Hesson)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.