Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Brasil perde da Croácia nos pênaltis e está eliminado da Copa do Mundo

Brasil perde da Croácia nos pênaltis e está eliminado da Copa do Mundo

Reuters

09/12/2022

Placeholder - loading - Neymar em campo após derrota do Brasil para a Croácia na Copa do Mundo 09/12/2022 REUTERS/Hannah Mckay
Neymar em campo após derrota do Brasil para a Croácia na Copa do Mundo 09/12/2022 REUTERS/Hannah Mckay

Atualizada em  09/12/2022

Por Karolos Grohmann

AL RAYYAN, Catar (Reuters) - A seleção brasileira perdeu por 4 x 2 nos pênaltis para a Croácia, nesta sexta-feira, depois de estar vencendo o jogo por 1 x 0 na prorrogação, e foi eliminada da Copa do Mundo mais uma vez nas quartas de final, novamente falhando na busca pelo muito aguardado hexacampeonato mundial.

O jogo disputado no estádio Cidade da Educação foi tenso e terminou empatado por 0 x 0 ao final dos 90 minutos. Neymar então colocou o Brasil em vantagem no final do primeiro tempo da prorrogação, mas a Croácia empatou nos minutos finais do jogo com Bruno Petkovic.

Atual vice-campeã do mundo, a Croácia venceu sua segunda disputa de pênaltis consecutiva no Catar depois de bater o Japão também nos pênaltis nas oitavas de final, e agora enfrentará na semifinal Holanda ou Argentina, que jogarão mais tarde.

Essa foi a quarta derrota do Brasil nas quartas de final nas últimas cinco Copas do Mundo, todas para times europeus. A outra eliminação foi o 7 x 1 para a Alemanha na semifinal do Mundial de 2014, realizado em casa.

'Difícil encontrar palavras... mas é levantar a cabeça, vida que segue. Estamos tristes', disse o volante Casemiro após a partida. 'Acho que não tem isso de sempre equipes europeias. São coisas do futebol, que acontecem', acrescentou.

Em uma noite cheia de tensão e drama, Neymar colocou o Brasil em vantagem contra os croatas ao limpar o goleiro para marcar, mas Petkovic empatou de pé esquerdo a três minutos do final do jogo.

Os croatas então mantiveram o sangue frio na disputa de pênaltis, acertando todas as suas cobranças, enquanto os brasileiros Marquinhos e Rodrygo não conseguiram converter.

Durante o jogo, o primeiro tempo foi equilibrado, com a Croácia conseguindo marcar a saída de bola e as principais jogadas do Brasil. Uma reclamação brasileira de mão na bola do zagueiro croata Josip Juranovic foi rejeitada após uma revisão do VAR.

Durante a segunda etapa, o técnico Tite resolver mexer na equipe, colocando Antony no lugar de Raphinha e pouco depois Rodrygo na vaga de Vinícius Jr.

A equipe brasileira começou a pressionar mais, porém o goleiro croata Dominik Livakovic fez quatro boas defesas em duas tentativas de Neymar e duas de Lucas Paquetá. Nos últimos minutos, Pedro substituiu Richarlison.

'Por mais que haja tristeza, a vida segue em frente e temos que levantar a cabeça. Fico triste pelos meninos', disse o capitão Thiago Silva. 'Quando você perde uma coisa importante que você tem como objetivo, dói.'

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.