Brasil receberá mais 600 mil doses de vacina pediátrica contra Covid em janeiro, total de 4,3 mi
Brasil receberá mais 600 mil doses de vacina pediátrica contra Covid em janeiro, total de 4,3 mi
Reuters
10/01/2022
Atualizada em 10/01/2022
(Reuters) - O Brasil receberá 600 mil doses adicionais da vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid-19 em janeiro, totalizando 4,3 milhões de doses neste mês, informou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira.
As doses adicionais representam um adiantamento de vacinas que seriam enviadas nos meses seguintes, de acordo com o ministro Marcelo Queiroga.
“Conseguimos antecipar com a Pfizer mais 600 mil doses da vacina pediátrica em janeiro. Serão 4,3 milhões de doses de vacina”, disse o ministro, de acordo com comunicado do ministério.
“Quero tranquilizar todos os brasileiros: estamos conduzindo a questão da vacinação de uma forma muito apropriada”, acrescentou.
O Ministério da Saúde incluiu apenas na semana passada a vacina pediátrica (5 a 11 anos) no calendário nacional de vacinação contra a Covid-19, 20 dias após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado a aplicação do imunizantes nas crianças.
A demora do ministério ocorreu em meio a críticas do presidente Jair Bolsonaro à vacinação infantil contra a Covid-19, com acusações infundadas sobre a segurança do imunizante. Bolsonaro, inclusive, considerou lamentável a decisão da Anvisa de autorizar a vacina e repetiu que sua filha Laura, de 11 anos, não será vacinada.
Dada a resistência do presidente, o ministério criou uma consulta pública via internet e uma audiência pública para debater as diretrizes da vacinação infantil, o que atrasou ainda mais o início do processo.
A primeira leva de vacinas pediátricas esta prevista para chegar esta semana ao país. No total, foram adquiridas 20 milhões de doses pediátricas com entrega no primeiro trimestre, segundo o ministério.
(Reportagem de Ricardo Brito, com reportagem adicional de Pedro Fonseca)
Reuters