Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Brasil tem aumento de 5,92% em suas reservas de petróleo provadas em 2024, diz ANP

Brasil tem aumento de 5,92% em suas reservas de petróleo provadas em 2024, diz ANP

Reuters

02/04/2025

Placeholder - loading - Plataforma da Petrobras 5/09/2018 REUTERS/Pilar Olivares
Plataforma da Petrobras 5/09/2018 REUTERS/Pilar Olivares

RIO DE JANEIRO (Reuters) - As reservas de petróleo provadas do Brasil cresceram 5,92% em 2024 ante o ano anterior, para 16,841 bilhões de barris, segundo boletim da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicado nesta quarta-feira, que considera declarações das empresas.

Também houve aumento de 4,36% no volume relativo ao somatório de reservas provadas e prováveis (2P) e de 4,27% no somatório das provadas, prováveis e possíveis (3P), informou a ANP.

Foram declarados pelas empresas contratadas para exploração e produção no Brasil 24,071 bilhões de barris de reservas provadas + prováveis e 29,176 bilhões de barris de reservas provadas + prováveis + possíveis.

As reservas provadas (P1) correspondem à quantidade de petróleo ou gás natural que a análise de dados de geociências e engenharia indica com razoável certeza como recuperáveis comercialmente.

Nesses casos, quando são usados métodos probabilísticos, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a estimativa deverá ser de pelo menos 90%.

Nas prováveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a soma das estimativas das reservas provada e provável deverá ser de pelo menos 50%, explicou a ANP.

No caso das reservas possíveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja maior ou igual à soma das estimativas das reservas provada, provável e possível deverá ser de pelo menos 10%.

O índice de reposição de reservas provadas, que indica a relação entre o volume apropriado e o volume produzido, para 2024, foi de 176,63%, representando cerca de 2,171 bilhões de barris em novas reservas.

(Por Marta Nogueira)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.