Brasil tem mais alunos de gradução em cursos a distância do que presenciais
Em 2024, 50,7% estavam matriculados na modalidade EaD
Redação, com informações do MEC
23/09/2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta segunda-feira (22) os resultados do Censo da Educação Superior 2024. De acordo com a pesquisa estatística, o Brasil alcançou a marca de 10 milhões de estudantes no ensino superior no ano passado. O número de matrículas em cursos a distância corresponde a 50,7% do total de matrículas de graduação — entre 2023 e 2024, o aumento foi de 5,6%.
Em relação à avaliação da qualidade dos cursos, o presidente do Inep, Manuel Palacios, anunciou mudanças a partir de 2026. As condições de oferta de todos os cursos passarão a ser avaliadas anualmente e haverá a análise de polos presenciais, inicialmente por meio de estratégias amostrais.
Segundo o censo, o país conta com 317 instituições públicas e 2.244 privadas. Entre as instituições públicas, 43,8% são estaduais (139), 38,5%, federais (122) e 17,7%, municipais (56). Além disso, o levantamento aponta que a maioria das universidades brasileiras é pública, representando 56,3% do total de universidades do país.
Os dados revelam ainda que, na média nacional, 33% dos concluintes do ensino médio em 2023 se matricularam na educação superior em 2024.
A análise por rede de ensino, no entanto, revela que, na rede federal, 64% dos concluintes do ensino médio seguiram diretamente para a educação superior, proporção acima da média nacional. Já na rede estadual, que concentra a maior parte dos estudantes, o índice foi de 27%. Entre os alunos da rede privada, a taxa chegou a 60%, patamar próximo ao registrado pela rede federal.
O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, utiliza as informações do cadastro do Sistema e-MEC, em que são mantidos os registros de todas as instituições, seus cursos e locais de oferta. A partir desses registros, são coletadas informações sobre a infraestrutura das instituições, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.
Redação, com informações do MEC

