Câmara aprova suspensão de ação penal contra Ramagem no STF por tentativa de golpe de Estado
Câmara aprova suspensão de ação penal contra Ramagem no STF por tentativa de golpe de Estado
Reuters
08/05/2025
(Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira a sustação de ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) que trata de tentativa de golpe de Estado, na qual está incluído o deputado federal Delegado Ramagem (PL-RJ).
De acordo com a Agência Câmara, a medida, solicitada pelo PL, foi aprovada por 315 votos a 143, com 4 abstenções.
A redação do texto aprovado não especifica que a sustação do processo se refere a Ramagem, sendo que a ação engloba 8 acusados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O relator do pedido, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), disse que cabe sustar a ação porque os crimes de tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, dos quais Ramagem é suspeito, teriam sido praticados depois de sua diplomação.
'Sustar a ação penal não é jogar para a impunidade. É a paralisação do curso do processo até o fim do mandato, daqui a 1 ano e 6 meses', declarou ele, segundo nota da Câmara.
A decisão da Câmara deve provocar embate com o Supremo. Ofício enviado à Câmara anteriormente pelo presidente da 1ª Turma do STF, ministro Cristiano Zanin, afirma que a suspensão só valeria para o parlamentar e apenas para os crimes cometidos após a diplomação como deputado eleito, em dezembro de 2022.
O pedido do PL para sustar o processo se baseia no artigo 53 da Constituição, que trata da imunidade parlamentar, prevendo que cabe à Casa do parlamentar decidir sobre o andamento de ação penal (sustação ou prosseguimento) após informe do Supremo.
Bolsonaro, Ramagem e outras seis pessoas tornaram-se réus em março por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, em julgamento que, por unanimidade, os ministros da 1ª Turma do STF aceitaram a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Reuters