Câmara de SP aprova projeto que cria "universidade" para agentes de segurança
Estão previstos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, além de programas de pesquisa, parcerias acadêmicas e intercâmbios técnicos
Redação, com informações da Prefeitura de SP
23/10/2025
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (22) o projeto de lei que cria a Academia de Ensino e Pesquisa em Segurança Urbana (AEPSU).
Pelo texto, de autoria do prefeito Ricardo Nunes, a instituição de ensino superior será voltada à formação, qualificação e educação continuada dos profissionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Defesa Civil e Juntas Militares.
Estão previstos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, além de programas de pesquisa, parcerias acadêmicas e intercâmbios técnicos com outras instituições ligadas à área de segurança pública. A proposta também permite cooperação técnica com outros municípios.
Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e inserida na estrutura do Comando Geral da GCM, a AEPSU deve suceder a atual Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU), criada em 2018, absorvendo sua estrutura física, recursos humanos, contratos e acervo.
Redação, com informações da Prefeitura de SP

