Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Câncer de pâncreas desparece em ratos

A pesquisa é de caráter experimental, porém, o achado pode ser de grande valia para a comunidade científica

Larissa Valença

22/04/2019

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Câncer de pâncreas desparece em ratos"

De acordo com o jornal argentino ‘’Clarin’’, pesquisadores do exterior conseguiram pela primeira vez eliminar por completo o câncer de pâncreas em roedores.

O avance poderá ajudar no desenvolvimento de terapias efetivas contra esse tipo de tumor, que, inclusive, possui alta taxa de mortalidade.


A equipe, liderada pelo médico espanhol, Mariano Barbacid, chefe do grupo AXA do Centro Nacional de Pesquisadores Oncológicos (CNIO), descobriu tudo, combinando a eliminação de dois alvos moleculares (denominadas EGFR e c-RAF), relacionados ao gene responsável pela iniciação de mais de 95 por cento deste tipo de tumor (o oncogene KRAS).

Ele disse que isso simboliza um primeiro passo, mas que é necessário dar andamento às pesquisas. Além disso, de acordo com o especialista, esse tipo de terapia não deverá estar disponível para humanos em um prazo menor de que cinco anos. E, por ora, não serve para aqueles que têm a enfermidade.


O trabalho, também, mostrou que a inibição dos dois alvos moleculares pode evitar, no caso dos seres humanos, a proliferação de nove em cada dez tumores nessa região. Porém, até então, isso só foi comprovado de modo experimental.

Os autores da pesquisa explicaram que o sucesso do método experimental não garante que a terapia vai funcionar nos pacientes humanos, mas, de qualquer forma, o achado simboliza um passo prévio essencial para o desenvolvimento de ensaios clínicos.

Participaram do estudo uma nova geração de ratos geneticamente modificados para induzir as mesmas mutações que são responsáveis pela maioria desses tipos de tumores em humanos.


O resultado foi animador: uma porcentagem de tumores deixou de crescer, e mais, em umas semanas, eles desapareceram totalmente. Esse efeito nunca tinha sido observado antes em nenhum modelo experimental.

Aliás, a regressão dos tumores, de acordo com os estudiosos, foi feita com uma toxidade mínima.

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.