Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Candidato próximo ao establishment político vence disputa presidencial em Cingapura

Candidato próximo ao establishment político vence disputa presidencial em Cingapura

Reuters

01/09/2023

Placeholder - loading - Tharman Shanmugaratnam vence eleição presidencial em Cingapura 01/09/2023 REUTERS/Edgar Su
Tharman Shanmugaratnam vence eleição presidencial em Cingapura 01/09/2023 REUTERS/Edgar Su

Por Chen Lin

CINGAPURA (Reuters) - Um ex-membro do partido do governo de Cingapura registrou neste sábado (horário local) uma vitória esmagadora para se tornar o presidente da cidade-Estado, em uma eleição vista como um termômetro do sentimento público em meio a desafios econômicos e escândalos de grande repercussão.

O ex-vice-primeiro-ministro Tharman Shanmugaratnam, de 66 anos, obteve 70,4% dos votos, anunciou o departamento eleitoral, para se tornar chefe de Estado de Cingapura. O país é uma democracia parlamentar e o primeiro-ministro, Lee Hsien Loong, é o chefe do governo.

Analistas disseram que a vitória esmagadora do candidato visto como o mais próximo do establishment é um sinal de que os cingapurianos ainda confiam no Partido de Ação Popular (PAP), atualmente no poder.

'Isso mostra que o PAP ainda é uma marca confiável, desde que o candidato apresentado seja confiável. Tharman é tão confiável quanto possível', disse o cientista político Walid Jumblatt Abdullah, da Universidade Tecnológica de Nanyang.

Tharman tem sido um político popular, tendo obtido várias vitórias nas eleições parlamentares, incluindo a maior margem de votos nas eleições gerais de 2020 como membro do PAP.

Ele deixou o partido no início deste ano e enfatizou sua independência durante sua campanha à Presidência.

Normalmente um farol de política estável e livre de corrupção, Cingapura foi abalada por uma série de escândalos de grande repercussão nos últimos meses, aumentando a frustração entre os eleitores já cansados pelos custos de vida exorbitantes.

(Reportagem de Chen Lin)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.