Cannes: Brasil é nomeado País de Honra de 2025 no Marché Du Film
Título reconhece contribuições para a indústria cinematográfica global
Publicada em
OMarché du Film – o maior mercado e encontro internacional de filmes e profissionais do cinema no mundo – anunciou o Brasil como o País de Honra oficial da edição de 2025, que acontecerá de 13 a 21 de maio durante o 78º Festival de Cannes. O reconhecimento destaca a indústria audiovisual do Brasil, seus talentos criativos e seu compromisso com a colaboração internacional.
A participação do Brasil no Marché du Film também se alinha com a Saison Brésil-France (Temporada Brasil-França), uma iniciativa de intercâmbio cultural que celebra o 200º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países. Nesta temporada, ambas as nações sediarão uma série de eventos que visam fortalecer os laços culturais, econômicos e acadêmicos.
O programa País de Honra reunirá os principais cineastas, produtores e tomadores de decisão do Brasil em um grande encontro com a comunidade cinematográfica internacional em Cannes. Por meio de várias ações, o país pretende mostrar a diversidade e a força da indústria cinematográfica e audiovisual, fomentando o diálogo para aprimorar as coproduções e expandir o alcance global da narrativa brasileira.
A participação do Brasil se estenderá por toda a programação do Marché du Film e incluirá mostras de trabalhos em andamento de filmes e documentários, eventos de networking exclusivos e apresentações de novas iniciativas internacionais de coprodução. Detalhes específicos serão anunciados nos próximos meses.
O Brasil também dará início ao evento Marché du Film sendo o anfitrião da festa oficial da Noite de Abertura na Plage des Palmes – o espaço conjunto do Festival de Cannes e do Marché du Film. Esta noite comemorativa mergulhará os participantes no espírito da cultura brasileira.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância desta ocasião: “Brasil e França compartilham há muito tempo uma parceria forte e em evolução, e isso se estende ao mundo do cinema e às indústrias criativas. Ao celebrarmos dois séculos de relações diplomáticas em 2025, esta ocasião fortalece os laços culturais e artísticos entre as duas nações”.
O diretor-executivo do Marché du Film, Guillaume Esmiol, expressou sua satisfação por esta colaboração: “Estamos entusiasmados em receber o Brasil como nosso País de Honra para a edição de 2025 do Marché du Film. O Brasil é um país muito criativo, com uma indústria cinematográfica vibrante. Observamos um aumento constante no número de profissionais brasileiros em Cannes nos últimos anos, chegando a 26% somente no ano passado. Com o significado adicional da Temporada Brasil-França, esta parceria é um símbolo da força global da indústria cinematográfica brasileira e sua forte relação com Cannes”, finalizou.
O Brasil segue os passos da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022) como o quarto país a receber o título de País de Honra. Estabelecida pelo Marché du Film, esta iniciativa celebra uma nação diferente a cada ano, reconhecendo suas contribuições para a indústria cinematográfica global.
Escrito por Redação, com informações do Ministério da Cultura
SALA DE BATE PAPO