Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Carney anuncia ministério que buscará restabelecer laços entre Canadá e EUA

Carney anuncia ministério que buscará restabelecer laços entre Canadá e EUA

Reuters

13/05/2025

Placeholder - loading - Mark Carney em Ottawa, no Canadá  13/5/2025   REUTERS/Blair Gable
Mark Carney em Ottawa, no Canadá 13/5/2025 REUTERS/Blair Gable

Por Promit Mukherjee e David Ljunggren

OTTAWA (Reuters) - O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, que venceu as eleições no mês passado prometendo enfrentar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou na terça-feira um novo gabinete que, segundo ele, ajudará a definir um novo relacionamento com Washington.

Carney reduziu o número de ministros para 29, em comparação com os 39 do ex-primeiro-ministro Justin Trudeau, mas manteve alguns dos principais atores em seus cargos, como o ministro das Finanças, François-Philippe Champagne, e Dominic LeBlanc, responsável pelo comércio com os EUA.

Mas ele transferiu Melanie Joly do Ministério das Relações Exteriores para o Ministério da Indústria após quatro anos e a substituiu por Anita Anand.

'Os canadenses elegeram este novo governo com um forte mandato para definir uma nova relação econômica e de segurança com os Estados Unidos (e) para construir uma economia mais forte', disse o gabinete de Carney em um comunicado. 'Essa equipe focada agirá de acordo com esse mandato de mudança com urgência e determinação.'

Carney se encontrou com Trump em Washington na semana passada, mas não obteve a remoção das tarifas impostas pelo presidente às exportações canadenses.

Carney afirma que o Canadá precisa investir bilhões para começar a desviar o foco da economia dos Estados Unidos, além de acabar com as barreiras ao comércio interno e cortar os gastos públicos.

Chrystia Freeland, cuja renúncia ao cargo de ministra das Finanças em dezembro passado ajudou a derrubar um Trudeau cada vez mais impopular, mantém seu cargo de ministra dos Transportes e do Comércio Interno.

O ex-banqueiro do Goldman Sachs Tim Hodgson assume o cargo de ministro dos Recursos Naturais, substituindo Jonathan Wilkinson, que foi retirado do gabinete.

As promessas imediatas de Carney são um corte de impostos e o fim de todas as barreiras comerciais entre as 10 províncias até 1º de julho.

A plataforma liberal, que promete gastos adicionais de cerca de 130 bilhões de dólares canadenses (US$92,85 bilhões) nos próximos quatro anos, prevê que o déficit de 2025-26 será de 62,3 bilhões de dólares canadenses, muito mais alto do que os 42,2 bilhões de dólares canadenses previstos em dezembro.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.