Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Casa Branca considera alívio imigratório para cônjuges de cidadãos norte-americanos

Casa Branca considera alívio imigratório para cônjuges de cidadãos norte-americanos

Reuters

22/04/2024

Placeholder - loading - Bicho de pelúcia ao longo de trilha usada por migrantes em busca de um ponto de entrada em El Paso, Texas, EUA 21/04/2024 REUTERS/Adrees Latif
Bicho de pelúcia ao longo de trilha usada por migrantes em busca de um ponto de entrada em El Paso, Texas, EUA 21/04/2024 REUTERS/Adrees Latif

Por Ted Hesson

WASHINGTON (Reuters) - A Casa Branca estuda maneiras de fornecer status legal temporário e licenças de trabalho para imigrantes ilegais que são casados com cidadãos norte-americanos, disseram três fontes com conhecimento do assunto nesta segunda-feira, medida que pode dar força aos democratas antes das eleições de novembro.

Parlamentares democratas e grupos ativistas têm pressionado o presidente, Joe Biden, a adotar medidas de proteção de imigrantes ilegais no país, enquanto o democrata simultaneamente considera ações para reduzir cruzamentos ilegais na fronteira.

A imigração tornou-se uma das principais preocupações dos eleitores, especialmente entre republicanos, na eleição de 5 de novembro que terá Biden contra seu antecessor republicano, Donald Trump. Trump acusa as políticas menos restritivas de Biden de terem levado a um crescimento na imigração ilegal.

A Casa Branca considerou nos últimos meses a possibilidade de ações para bloquear imigrantes na fronteira com o México caso os cruzamentos ilegais cheguem a um certo patamar, algo criticado por alguns democratas e ativistas.

O governo Biden também examinou a possibilidade de usar 'liberdade condicional' para cônjuges de cidadãos norte-americanos, afirmaram as fontes, que pediram anonimato.

O status temporário daria acesso a licenças de trabalho e, possivelmente, um caminho para cidadania. Nenhuma das ações é iminente ou está finalizada, afirmaram as fontes.

O Wall Street Journal foi o primeiro a publicar sobre as possíveis medidas. A Casa Branca não respondeu a pedido de comentário em um primeiro momento.

(Reportagem de Ted Hesson em Washington)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.