Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Catar e EUA estão próximos de acordo de defesa após ataque israelense em Doha

Catar e EUA estão próximos de acordo de defesa após ataque israelense em Doha

Reuters

16/09/2025

Placeholder - loading - Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, fala com jornalistas no aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv 16/09/2025 REUTERS/Nathan Howard/Pool
Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, fala com jornalistas no aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv 16/09/2025 REUTERS/Nathan Howard/Pool

Por Simon Lewis e Andrew Mills e Jana Choukeir

DOHA (Reuters) - O Catar e os Estados Unidos estão prestes a finalizar um acordo de cooperação de defesa reforçada, disse o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, nesta terça-feira, depois que o ataque de Israel aos líderes políticos do Hamas em Doha, na semana passada, provocou uma condenação generalizada.

'Temos uma parceria estreita com o Catar. De fato, temos um acordo de cooperação de defesa aprimorado, no qual estamos trabalhando e estamos prestes a finalizar', disse Rubio ao sair de Tel Aviv para Doha.

Rubio se reuniu com o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al-Thani, e discutiu a cooperação em defesa, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari.

'Esse ataque (israelense), é claro, acelera a necessidade de um acordo de defesa estratégica renovado entre nós e os Estados Unidos. Não é algo novo por si só, mas certamente acelerado', disse Al Ansari em uma coletiva após a visita de Rubio.

O ataque em Doha foi especialmente sensível, pois o Catar é um aliado próximo dos EUA e abriga a maior base militar norte-americana no Oriente Médio. O Catar tem sido anfitrião e mediador das negociações de cessar-fogo -- juntamente com o Egito -- desde o início da guerra de Gaza, há quase dois anos.

Quando perguntado sobre os esforços de mediação à luz do ataque de Doha, Al Ansari disse: 'Nosso foco no momento é proteger nossa soberania e não analisaremos outras questões até que essa seja resolvida'.

(Reportagem de Simon Lewis)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.