Centeno vê queda da taxa de juros do BCE para cerca de 2% com inflação sob controle
Centeno vê queda da taxa de juros do BCE para cerca de 2% com inflação sob controle
Reuters
16/01/2025
Por Sergio Goncalves
LISBOA (Reuters) - O Banco Central Europeu deve continuar a reduzir a taxa de juros para cerca de 2% já que a inflação na zona do euro está, em geral, sob controle, disse o membro do BCE Mario Centeno nesta quarta-feira.
Ele afirmou que o aumento da inflação na zona do euro para 2,4% em dezembro 'já era esperado' e refletiu a queda nos preços dos produtos de energia no mesmo período em 2023.
'A taxa de juros do BCE continuará em uma trajetória idealmente em direção a valores próximos a 2%, esse é o caminho esperado', disse Centeno, que também é presidente do Banco de Portugal, em uma entrevista à emissora pública RTP.
O BCE reduziu a taxa de juros quatro vezes no ano passado, para 3%, e os investidores esperam mais três ou quatro movimentos em 2025, já que o crescimento da zona do euro continua anêmico e a inflação se aproxima da meta de 2% nos próximos meses.
'Vemos a inflação nos próximos meses, trimestres e provavelmente em um ano e meio convergindo para valores provavelmente até um pouco abaixo de 2%', disse Centeno.
Ele acrescentou que o processo de redução dos juros deve ser 'gradual ao longo dos próximos meses', mas advertiu contra a geração de pressões inflacionárias por meio da demanda e pediu moderação nas políticas orçamentárias, nas margens de lucro das empresas e nos aumentos salariais.
Centeno, cujo mandato de cinco anos termina em junho, disse que gostaria de cumprir um segundo mandato, mas acrescentou que a decisão 'não está em minhas mãos', pois depende do primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro.
Reuters