Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Chefe da ONU saúda acordo em Gaza como caminho para a criação de um Estado palestino

Chefe da ONU saúda acordo em Gaza como caminho para a criação de um Estado palestino

Reuters

09/10/2025

Placeholder - loading - Secretário-geral da ONU, António Guterres 23/09/2025 REUTERS/Mike Segar
Secretário-geral da ONU, António Guterres 23/09/2025 REUTERS/Mike Segar

(Reuters) - O secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou nesta quinta-feira o acordo para garantir um cessar-fogo e a libertação de reféns em Gaza e disse que isso representa um caminho para a autodeterminação do povo palestino.

'Peço a todos que aproveitem esta importante oportunidade para estabelecer um caminho político confiável para o futuro', disse Guterres nas Nações Unidas. 'Um caminho para acabar com a ocupação, reconhecer o direito à autodeterminação do povo palestino e alcançar uma solução de dois Estados.'

O chefe da ONU pressionou por acesso total e contínuo para os trabalhadores humanitários em Gaza, onde a ofensiva militar israelense que se seguiu ao ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 criou uma crise humanitária e deslocou milhões de pessoas.

'As Nações Unidas estão prontas para oferecer todo o seu apoio', disse Guterres. 'Nós e nossos parceiros estamos preparados para agir - agora.'

'Temos a experiência, as redes de distribuição e as relações comunitárias para agir. Os suprimentos estão prontos e nossas equipes estão de prontidão.'

Guterres elogiou os Estados Unidos, o Catar, o Egito e a Turquia por seu papel nesse 'avanço desesperadamente necessário' e pediu a garantia de um cessar-fogo permanente.

O ataque liderado pelo Hamas no sul de Israel em 2023 matou 1.200 pessoas, de acordo com os registros israelenses. Israel diz que das 251 pessoas feitas reféns durante o ataque, 48 permanecem, 20 das quais estão vivas.

A campanha de Israel matou mais de 67.000 pessoas em Gaza, a maioria civis, de acordo com as autoridades de saúde de Gaza.

(Reportagem de Doina Chiacu)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.