China diz que vai acelerar apoio financeiro à inovação científica e tecnológica
China diz que vai acelerar apoio financeiro à inovação científica e tecnológica
Reuters
14/05/2025
PEQUIM (Reuters) - A China disse nesta quarta-feira que aumentará ainda mais o apoio a empresas de inovação científica e tecnológica no mercado de capitais e que vai expandir o suporte ao crédito bancário para empresas do setor.
A medida ocorre no momento em que o país intensifica seus esforços para reduzir a dependência de tecnologia estrangeira em meio às crescentes tensões geopolíticas entre a China e os EUA.
O objetivo é fortalecer o apoio financeiro aos principais programas nacionais de ciência e tecnologia e às empresas de tecnologia de pequeno e médio porte, de acordo com as diretrizes divulgadas em conjunto por sete autoridades, incluindo o Ministério de Ciência e Tecnologia e o banco central da China.
A China incentivará as empresas de tecnologia qualificadas a abrirem seu capital no país e no exterior, de acordo com a lei, afirmou.
O país também expandirá seu programa piloto para empresas de investimento em ativos financeiros para 18 cidades e províncias, com o objetivo de orientar mais investimentos de capital em empresas de inovação tecnológica.
Os bancos nas cidades-piloto terão permissão para prorrogar o prazo dos empréstimos de fusão e aquisição para empresas de tecnologia para até 10 anos, completou.
(Reportagem de Ziyi Tang, Ryan Woo e redação Pequim)
Reuters