China pede relação mais estreita com Europa em reunião com chanceler de Portugal em Pequim
China pede relação mais estreita com Europa em reunião com chanceler de Portugal em Pequim
Reuters
25/03/2025
PEQUIM (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da China se reuniu com seu colega de Portugal em Pequim nesta terça-feira, pedindo laços mais estreitos com a Europa, enquanto os líderes chineses e europeus lidam com a intensificação das tensões comerciais globais.
A China trabalhará com Portugal para promover as relações sino-europeias, disse Wang Yi ao ministro das Relações Exteriores de Portugal, Paulo Rangel, de acordo com um comunicado do ministério chinês.
'A China considera a Europa como um polo importante em um mundo multipolar e apoia a Europa na manutenção de sua autonomia estratégica', disse Wang.
A visita de Rangel, a primeira de uma autoridade de alto nível do governo português em mais de cinco anos, ocorreu em um momento em que os Estados-membros da UE se preocupam com a perspectiva de uma guerra comercial entre Washington e Pequim.
Autoridades de alto escalão em Pequim e nas capitais europeias estão se observando com interesse renovado, já que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça acabar com os laços transatlânticos e o comércio global.
Além de Rangel, o ministro das Relações Exteriores da França e o presidente do Senado da Itália devem visitar a China e se reunir com as principais autoridades chinesas nesta semana.
Os Estados Unidos são o principal destino das exportações portuguesas fora da União Europeia, enquanto Portugal é o único país da Europa Ocidental que ainda aderiu ao principal plano de infraestrutura ultramarina de Pequim, a Nova Rota da Seda.
No ano passado, Portugal se absteve em uma votação da UE para impor tarifas sobre veículos elétricos fabricados na China e deu boas-vindas aos investimentos chineses no setor.
(Reportagem de Xiuhao Chen e Ryan Woo)
Reuters