Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China se opõe a qualquer país que permita visita do Dalai Lama, diz Ministério das Relações Exteriores

Placeholder - loading - Dalai Lama em Nova York  23/6/2024   REUTERS/Jeenah Moon
Dalai Lama em Nova York 23/6/2024 REUTERS/Jeenah Moon

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - A China se opõe firmemente a qualquer país que permita que o Dalai Lama faça visitas sob qualquer pretexto, disse porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta quinta-feira.

Autoridades seniores do Departamento de Estado dos EUA e da Casa Branca se reuniram com o Dalai Lama em Nova York na quarta-feira e 'reafirmaram o compromisso dos EUA com o avanço dos direitos humanos dos tibetanos', disse o Departamento de Estado.

Era esperado que o encontro com o líder espiritual exilado de 89 anos do budismo tibetano incomodasse a China, que o considera um separatista perigoso e se opõe que autoridades de qualquer país tenham contato com ele.

'A China fez protestos solenes aos EUA', disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Mao Ning em um briefing de imprensa rotineiro. 'Não permitimos que o Dalai Lama se envolva em atividades políticas separatistas nos EUA.'

No mês passado, a China expressou forte oposição a uma lei dos EUA assinada pelo presidente norte-americano, Joe Biden, que pressiona Pequim a resolver uma disputa sobre as demandas do Tibete por maior autonomia, e prometeu 'defender firmemente' seus interesses.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse que a 'nomeação de um suposto coordenador especial para questões tibetanas constitui interferência em assuntos internos'.

(Reportagem de Colleen Howe)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.