Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

China sugere reunião de presidente chinês com nova primeira-ministra do Japão

China sugere reunião de presidente chinês com nova primeira-ministra do Japão

Reuters

28/10/2025

Placeholder - loading - China sugere reunião de presidente chinês com nova primeira-ministra do Japão 24/10/2025 REUTERS/Kim Kyung-Hoon
China sugere reunião de presidente chinês com nova primeira-ministra do Japão 24/10/2025 REUTERS/Kim Kyung-Hoon

PEQUIM (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, falou nesta terça-feira sobre 'intercâmbios de alto nível' em uma ligação com seu colega japonês, Toshimitsu Motegi, sugerindo um possível encontro entre o presidente chinês, Xi Jinping, e a nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi.

Xi e Takaichi participarão da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) nesta semana na Coreia do Sul, oferecendo uma oportunidade para uma reunião em terreno neutro entre o líder chinês e a primeira-ministra japonesa, conhecida por suas opiniões agressivas em relação à China.

Takaichi se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira. Trump saudou a promessa de Takaichi de acelerar o desenvolvimento militar e assinou uma série de acordos sobre comércio e terras raras.

Pequim desconfiará do fato de os EUA e o Japão estreitarem seus laços sob o comando de Takaichi, dizem os analistas, vendo isso como uma possível mudança no equilíbrio de poder na região da Ásia-Pacífico.

Seja como for, 'a China notou vários sinais positivos vindos do novo gabinete do Japão', disse Wang, sem dar mais detalhes.

'Os intercâmbios de alto nível são muito importantes para as relações entre a China e o Japão', acrescentou.

Pequim disse na sexta-feira que Xi se reunirá com vários chefes de Estado na cúpula -- da qual Trump não participará -- mas apenas especificou o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung.

Xi se reuniu com o então primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, na reunião de líderes econômicos da Apec em Lima em novembro de 2024.

A posição de longa data da China sobre as relações entre EUA e Japão é que ela se opõe a quaisquer atos que considere prejudiciais aos seus interesses na região, incluindo o estacionamento de tropas norte-americanas em todo o país, que, segundo analistas, ajudam a impedir a agressão chinesa a Taiwan.

Takaichi, uma conservadora linha-dura que foi aprovada pelo Parlamento como a primeira mulher primeira-ministra do Japão na semana passada, é uma visitante regular do santuário Yasukuni de Tóquio, que homenageia os mortos de guerra do Japão, incluindo alguns soldados executados acusados de crimes de guerra na China.

'Espero que o novo gabinete do Japão dê um bom primeiro passo nos intercâmbios com a China', disse Wang.

(Reportagem da Redação Pequim)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.