Cidade gaúcha é reconhecida como uma das melhores vilas turísticas do mundo
Com alma italiana, município de Antônio Prado ganhou selo da ONU Turismo
Redação, com informações do Ministério do Turismo
20/10/2025
O município de Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, foi reconhecido como uma das melhores vilas turísticas do mundo pelo selo “Best Tourism Villages”, da ONU Turismo. O anúncio, realizado durante uma cerimônia na China, inclui o destino brasileiro em uma lista de 52 localidades de todas as partes do mundo, que se destacam como exemplo de excelência no turismo rural.
A cidade gaúcha ostenta o título de maior acervo arquitetônico da imigração italiana no Brasil, com 47 edificações tombadas como patrimônio histórico. Além das fachadas, há experiências inspiradas na cultura italiana, como a festa de gastronomia “Noite Italiana” e o festival da massa Fenamassa, que deve atrair mais de 50 mil visitantes em novembro.
A iniciativa da ONU Turismo, que está em sua quinta edição, busca evidenciar vilas e pequenos municípios que são referências de sustentabilidade, inovação e inclusão social por meio do turismo. Neste ano, a competição registrou mais de 270 candidaturas de 65 países. O Brasil teve oito finalistas na disputa. Além da vencedora Antônio Prado, concorreram ao selo os distritos de Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG) e os municípios de Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC), Piraí (SC) e Tiradentes (MG).
Esta é a segunda vez que o Brasil se destaca na premiação. Em 2021, Testo Alto, em Pomerode (SC), colocou o país no mapa do segmento. A localidade é um reduto da cultura pomerana no Brasil, famosa por suas casas em estilo enxaimel, a preservação do dialeto germânico e das tradições dos imigrantes.
Redação, com informações do Ministério do Turismo

