Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Cientista russo de míssil hipersônico será julgado por traição na próxima semana

Cientista russo de míssil hipersônico será julgado por traição na próxima semana

Reuters

24/05/2023

Placeholder - loading - Tribunal de São Petersburgo 24/05/2023 REUTERS/Anton Vaganov
Tribunal de São Petersburgo 24/05/2023 REUTERS/Anton Vaganov

SÃO PETERSBURGO, Rússia (Reuters) - O primeiro dos três cientistas de mísseis hipersônicos da Rússia presos sob suspeita de traição será julgado na próxima semana, informou nesta quarta-feira o tribunal que avalia o caso.

O caso criminal contra Anatoly Maslov, de 76 anos, começará no tribunal municipal de São Petersburgo em 1º de junho, disse o tribunal em seu site.

Ele e dois colegas do mesmo instituto siberiano, o Instituto Khristianovich de Mecânica Teórica e Aplicada (Itam), foram presos sob suspeita de traição ano passado.

O caso é marcado como 'confidencial' e será fechado à imprensa e ao público, disse o tribunal. A corte afirmou que a custódia de Maslov foi estendida até 10 de novembro, em uma audiência fechada nesta quarta-feira.

A advogada de Maslov, Olga Dinze, se recusou a comentar o caso, dizendo que a situação é 'extremamente difícil'.

Detalhes das acusações contra os três homens são confidenciais, mas o portal de notícias da cidade científica onde moram disse que Maslov era suspeito de entregar segredos à China.

Duas fontes disseram à Reuters que Alexander Shiplyuk, diretor do Itam, é suspeito de ter passado segredos à China em uma conferência naquele país em 2017. Afirmaram que ele nega a acusação, dizendo que a informação em questão estava disponível ao público na internet.

(Reportagem de repórteres da Reuters)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.