Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

CNMP pune Deltan com advertência por críticas a ministros do Supremo

CNMP pune Deltan com advertência por críticas a ministros do Supremo

Reuters

26/11/2019

Placeholder - loading - Procurador Deltan Dallagnol  28/04/2016 REUTERS/Rodolfo Buhrer
Procurador Deltan Dallagnol 28/04/2016 REUTERS/Rodolfo Buhrer

Atualizada em  26/11/2019

BRASÍLIA (Reuters) - O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) puniu na manhã desta terça-feira o chefe da força-tarefa da operação Lava Jato em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol, por críticas feitas à atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em um entrevista.

Em uma das falas à Rádio CBN em agosto do ano passado, Dallagnol criticou os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski pelo que chamou de 'mensagem de leniência a favor da corrupção'.

“Os três mesmos de sempre do Supremo Tribunal Federal que tiram tudo de Curitiba e mandam tudo para a Justiça Eleitoral e que dão sempre os habeas corpus, que estão sempre se tornando uma panelinha assim... que mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”, criticou ele.

Para o relator do processo administrativo disciplinar, conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello, o procurador descumpriu o dever de guardar o decoro pessoal e de urbanidade.

Em manifestação no Twitter, o procurador disse que a punição aplicada a ele pelo conselho por ter 'criticado decisões de ministros do Supremo, exercendo o direito à liberdade de expressão e crítica, não reflete o apreço que tenho pelas instituições'.

'Minha manifestação decorre de um sistema de justiça que não funciona, em regra, contra poderosos, e é na omissão e no silêncio que a injustiça se fortalece. O debate dos problemas de nosso sistema é essencial', afirmou.

'Continuarei trabalhando para fazer a minha parte em reduzir a corrupção e a impunidade', completou, ao agradecer pelas mensagens de apoio que recebeu.

Essa é a primeira punição que um membro da Lava Jato recebe do CNMP.

Dallagnol responde a outros procedimentos e tem sido alvo de questionamentos após a revelação de supostas mensagens em reportagens do site The Intercept Brasil desde junho, que mostram o que seria uma atuação conjunta de procuradores da Lava Jato com o ex-juiz da operação e atual ministro da Justiça, Sergio Moro. Os dois lados negam irregularidades.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.