Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Colaboradores do Facebook criticam postura adotada pela empresa

Centenas se manifestaram por meio de carta

Larissa Valença

29/10/2019

Placeholder - loading - Trabalhadores do Facebook escrevem bilhete aos principais dirigentes, manifestando insatisfação. Crédito: iStock
Trabalhadores do Facebook escrevem bilhete aos principais dirigentes, manifestando insatisfação. Crédito: iStock

Segundo publicação do jornal, norte-americano, The New York Times, da última segunda-feira, 28 de outubro, mais de 250 funcionários do Facebook se mostraram insatisfeitos com a política de anúncios da rede social, que corrobora com a propagação de informações falsas, em uma carta endereçada ao CEO Mark Zuckerberg e a outros líderes da companhia.

Eles rechaçam a postura de Mark, principalmente, a decisão da organização de dar aval aos políticos para postarem qualquer anúncio na plataforma, mesmo que sejam repletos de mentiras.

A mudança na moderação de anúncios de cunho político foi anunciada recentemente. Com isso, posts com informações falsas seriam descritos como fake news, porém, seguiriam sendo exibidos na plataforma. E os autores das publicações estariam imunes, não seriam submetidos a nenhuma medida punitiva.

Na publicação, os trabalhadores afirmam que liberdade de expressão e um discurso pago não são a mesma coisa e fazem um alerta para as campanhas de desinformação protagonizadas por candidatos e ocupantes de cargos políticos que disseminam mentiras.

A carta mostra que parte dos colaboradores da social mídia se opõe à política de anúncios do Facebook, incluindo as direcionadas à senadora Elizabeth Warren.

O material recebeu elogios. Uma das figuras que se manifestou a favor do conteúdo foi a congressista Alexandria Ocasio-Cortez, do Partido Democrata, que, inclusive, intitulou os mais de 250 indivíduos como “corajosos por fazerem frente” à política de Zuckerberg, que para ela é “perturbadora”.

Em um dos trechos, os autores da carta dizem: ‘’A desinformação afeta a todos. As nossas políticas atuais relativas à verificação de pessoas em cargos políticos ou aqueles que concorrem a essas funções são uma ameaça''...

E continuam: ''Isso não protege vozes, mas, sim, dá uma arma para políticos voltados ao seu público-alvo, que, por sua vez, acredita que o conteúdo postado por pessoas públicas é confiável’’...

Para os colaboradores, ao permitir essa situação, a credibilidade do portal é potencialmente afetada. Além de evidenciar que a organização concorda com o lucro deliberado de campanhas de fake News feitas por quem visa, estrategicamente, conquistar posições de poder.

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.