Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Colômbia e rebeldes do ELN iniciam cessar-fogo de seis meses

Colômbia e rebeldes do ELN iniciam cessar-fogo de seis meses

Reuters

03/08/2023

Placeholder - loading - Presidente Gustavo Petro, representante do ELN Antonio Garcia e presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel  9/6/2023   Presidência da Colômbia/via REUTERS
Presidente Gustavo Petro, representante do ELN Antonio Garcia e presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel 9/6/2023 Presidência da Colômbia/via REUTERS

Por Luis Jaime Acosta

BOGOTÁ (Reuters) - Um cessar-fogo de seis meses entre o governo da Colômbia e o grupo rebelde Exército de Libertação Nacional (ELN) começou nesta quinta-feira, representando o progresso mais sólido até agora nos planos ambiciosos do presidente Gustavo Petro de acabar com o conflito de 60 anos no país.

O cessar-fogo, previsto para vigorar até fevereiro, é o resultado das negociações de paz em andamento entre o ELN e o governo, que recomeçaram no ano passado na esperança de acabar com a participação do grupo no conflito, que matou pelo menos 450 mil pessoas.

'O comando central do ELN ordena a todas as unidades que suspendam as operações ofensivas contra as Forças Armadas, policiais e organizações de segurança do Estado colombiano', disse o principal comandante do grupo, Eliecer Herlinto Chamorro - mais conhecido por seu nome de guerra Antonio Garcia - em um vídeo na segunda-feira.

O ELN continuará se defendendo durante o cessar-fogo, se necessário, acrescentou Garcia.

O alto comissário de paz do governo, Danilo Rueda, disse na terça-feira que o cessar-fogo impediria violência e abusos dos direitos humanos, como sequestros.

'A população civil pode ficar tranquila durante o período de cessar-fogo', afirmou Rueda.

Petro e as equipes de negociação devem inaugurar uma comissão para garantir a presença da sociedade civil nas negociações ainda nesta quinta-feira.

As negociações do ELN avançaram mais do que qualquer outro esforço de construção da paz de Petro.

O governo cancelou um cessar-fogo com a organização criminosa Clã del Golfo - também conhecida como Força de Autodefesa Gaitanista da Colômbia (AGC) - em março devido ao suposto envolvimento do grupo em protestos violentos de garimpeiros informais.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.