Com aval da Anac, serviço de entrega por drones opera em Segipe
Empresa tem capacidade para até 280 pedidos por dia
Redação
08/10/2025
Em parceria com a Speedbird Aero, o iFood anunciou a retomada do serviço de entrega de refeições por drone em Aracaju, capital de Sergipe. O projeto-piloto, lançado no fim de 2021, havia sido interrompido em maio do ano passado.
Agora, a empresa afirma ter obtido a primeira autorização permanente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operação comercial de aeronaves não tripuladas em áreas urbanas com circulação de pessoas.
O aplicativo de delivery revelou que conta com um novo drone capaz de transportar até 5 quilos – anteriormente, o limite era de 3 quilos. “Este aumento na capacidade permite maior eficiência nas entregas e atende mais pedidos por voo. O serviço funcionará sete dias por semana, durante 10 horas por dia”, explica em comunicado.
De acordo com a companhia, a aeronave pode atingir até 50 quilômetros por hora e alcançar uma altitude máxima de 60 metros (equivalente a um prédiod e 20 andares). O dispositivo, que ainda suporta ventos de até 55 quilômetros por hora e chuva leve, é equipado com GPS, sistema de paraquedas para emergências e controle remoto.
Na nova fase, a operação terá capacidade para até 280 pedidos por dia, com a expectativa de levar o pedido pelo ar até o cliente em 30 minutos, metade do tempo estimado em trajetos por terra. O entregador permanece responsável pela último trecho, do pouso do veículo até o consumidor.
Redação

