Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Combate entre tailandeses e cambojanos se estende pelo 3º dia

Combate entre tailandeses e cambojanos se estende pelo 3º dia

Reuters

26/07/2025

Placeholder - loading - Unidade de artilharia móvel da Tailândia dispara contra o lado do Camboja 25/7/2025   REUTERS/Athit Perawongmetha
Unidade de artilharia móvel da Tailândia dispara contra o lado do Camboja 25/7/2025 REUTERS/Athit Perawongmetha

Por Shoon Naing e Artorn Pookasook

SISAKET, Tailândia (Reuters) - Os combates na fronteira entre a Tailândia e o Camboja se estenderam pelo terceiro dia e novos focos de tensão surgiram neste sábado, quando os dois lados afirmaram que agiram em legítima defesa na disputa fronteiriça, pedindo um ao outro que pare de lutar e inicie negociações.

Mais de 30 pessoas foram mortas e mais de 130.000 pessoas foram deslocadas no pior conflito entre os vizinhos do sudeste asiático em 13 anos.

Segundo os dois lados, houve confrontos na madrugada deste sábado na província costeira tailandesa de Trat e na província cambojana de Pursat, uma nova frente a mais de 100 km de outros pontos de conflito ao longo da fronteira há muito disputada.

Os dois países têm se enfrentado desde a morte de um soldado cambojano no final de maio, durante uma breve escaramuça.

As tropas de ambos os lados da fronteira foram reforçadas em meio a uma crise diplomática generalizada que levou o frágil governo de coalizão da Tailândia à beira do colapso.

Até este sábado, a Tailândia informou que sete soldados e 13 civis haviam sido mortos nos confrontos, enquanto no Camboja foram mortos cinco soldados e oito civis, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Maly Socheata.

Na província de Sisaket, na fronteira com a Tailândia, um complexo universitário foi convertido em alojamento temporário, onde um voluntário disse que mais de 5.000 pessoas estavam alojadas.

(Reportagem de Shoon Naing e Artorn Pookasook em Sisaket, Panarat Thepgumpanat, Panu Wongcha-um, Chayut Setboonsarng, Juarawee Kittisilpa e Devjyot Ghoshal em Bangkok e Rozzana Latiff em Kuala Lumpur)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.