Comissão da UE afirma que nenhum novo país da UE está pronto para aderir ao euro
Comissão da UE afirma que nenhum novo país da UE está pronto para aderir ao euro
Reuters
26/06/2024
BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia afirmou nesta quarta-feira que nenhum dos seis países da União Europeia que ainda não usam o euro atende aos critérios para se tornar membro da zona do euro, embora a Bulgária seja o que mais se aproxima.
Dos 27 países que formam a UE, Suécia, Polônia, República Tcheca, Bulgária, Romênia e Hungria ainda usam suas próprias moedas em vez do euro, mas são legalmente obrigados a adotar a moeda única em algum momento.
A Dinamarca também ainda usa sua própria moeda, mas tem uma isenção legal para adotar o euro.
'Nenhum desses Estados membros atende atualmente a todos os critérios de adesão à zona do euro. A Bulgária é o único país que atende a todos os critérios, com exceção de um, e cuja legislação nacional pode ser considerada compatível com as regras da União Econômica e Monetária', afirmou a Comissão.
Para começar a usar o euro, cada um dos seis países precisa atender aos critérios de inflação baixa e custos de empréstimos, dívida pública e déficit em conformidade com as leis da UE e uma taxa de câmbio estável.
Eles também precisam ter sua lei do banco central compatível com a lei da UE sobre o Banco Central Europeu para proteger a independência da autoridade monetária, proibir o financiamento monetário e integrar o banco central nacional no Sistema Europeu de Bancos Centrais.
(Reportagem de Jan Strupczewski)
Reuters