Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Confiança da Ucrânia na Otan foi abalada por falhas em entrega de armas, diz Stoltenberg

Confiança da Ucrânia na Otan foi abalada por falhas em entrega de armas, diz Stoltenberg

Reuters

30/04/2024

Placeholder - loading - Jens Stoltenberg e Volodymyr Zelenskiy em Kiev  29/4/2024  Divulgação via REUTERS
Jens Stoltenberg e Volodymyr Zelenskiy em Kiev 29/4/2024 Divulgação via REUTERS

Por Andrew Gray

RZESZOW, Polônia (Reuters) - A confiança da Ucrânia em seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) 'sofreu um abalo' devido a atrasos e falhas na entrega de armas para sua guerra contra a Rússia, disse o secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg.

Em entrevista à Reuters na segunda-feira, quando saía da Ucrânia de trem após uma visita de um dia, Stoltenberg disse que tais falhas mostravam que é hora de reformular a coordenação da ajuda militar internacional a Kiev.

'Precisamos de uma estrutura mais robusta e institucionalizada para o nosso apoio, a fim de garantir a previsibilidade, assegurar mais responsabilidade e garantir o compartilhamento de encargos', disse Stoltenberg.

Como exemplos de aliados da Otan que ficaram aquém do esperado, ele citou o Congresso dos Estados Unidos, que levou seis meses para aprovar um pacote de ajuda de 60 bilhões de dólares para a Ucrânia, e os países europeus que entregaram muito menos munição de artilharia do que o prometido.

Essas deficiências tiveram um grande impacto no campo de batalha, pois a Rússia tomou a iniciativa, enquanto as forças ucranianas, carentes de munição, foram forçadas a ficar na defensiva.

'É claro que o fato de não termos cumprido o que prometemos afetou a confiança', afirmou Stoltenberg.

Mas, após um dia de conversas com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy e outras autoridades, ele disse que Kiev ainda acredita em seus aliados e que agora cabe a eles cumprirem sua promessa.

Stoltenberg, ex-primeiro-ministro da Noruega, afirmou que uma maneira de evitar futuros déficits na ajuda militar à Ucrânia é dar à Otan um papel de coordenação maior e elaborar um plano plurianual que deixe claras as contribuições esperadas de cada aliado.

Ele apresentou essa proposta aos 32 membros da Otan e disse que ela deve ser apoiada por um grande compromisso financeiro. Diplomatas afirmam que 100 bilhões de euros ao longo de cinco anos têm sido cogitados.

'Isso facilitará o planejamento. Isso deixará claro o que se espera de cada aliado', disse Stoltenberg, sentado a uma pequena mesa em seu vagão de trem, batendo de vez em quando com uma caneta em um bloco de notas da Otan para enfatizar seus argumentos.

'E a Otan pode então desempenhar um papel mais importante para garantir que os aliados realmente cumpram o que anunciaram.'

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.