Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Confiança do consumidor da Alemanha cai para dezembro

Confiança do consumidor da Alemanha cai para dezembro

Reuters

01/12/2025

Placeholder - loading - Hamburgo, Alemanha 03/12/2022. REUTERS/Fabian Bimmer/File Photo
Hamburgo, Alemanha 03/12/2022. REUTERS/Fabian Bimmer/File Photo

Por Maria Martinez

BERLIM, 1 Dez (Reuters) - A confiança do consumidor da Alemanha caiu para seu nível mais baixo do ano justamente quando os compradores deveriam estar indo às lojas para comprar presentes de Natal, levantando preocupações sobre a saúde da maior economia da Europa durante o que os varejistas chamam de 'trimestre de ouro'.

O termômetro do consumidor caiu para 95,2 pontos em dezembro, de 95,6 pontos em novembro, de acordo com uma pesquisa com 1.600 pessoas realizada pela Associação Alemã de Varejo (HDE) e divulgada nesta segunda-feira.

'O período pré-natalino, portanto, não tem efeito positivo na confiança do consumidor', disse a HDE, acrescentando que 2025 parece ser 'um ano perdido que não oferece nenhuma esperança de recuperação econômica iminente'.

O momento não poderia ser pior para os varejistas. Em novembro e dezembro, o setor gera cerca de um quinto de seu faturamento anual, sendo que as lojas de brinquedos e outros varejistas especializados dependem ainda mais dos compradores de Natal.

O consumo privado é um dos principais motores da economia da Alemanha, mas dados revelaram que os alemães estão cada vez mais optando por economizar em vez de gastar.

A HDE atribuiu essa cautela à incerteza econômica persistente, observando que as expectativas dos consumidores em relação ao crescimento econômico geral caíram para o nível mais baixo desde o início de 2024.

O período crucial de compras de Natal, que teve início com a Black Friday na semana passada e o primeiro fim de semana do Advento, decepcionou os varejistas até agora.

Em uma pesquisa da HDE com 300 empresas, 70% relataram queda no número de visitantes em comparação com o ano anterior.

(Reportagem de Maria Martinez)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.