Confiança dos investidores da zona do euro cai em abril por tarifas de Trump
Publicada em
BERLIM (Reuters) - A confiança dos investidores na zona do euro caiu em abril para o nível mais baixo em mais de um ano, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, devido às tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O índice Sentix para a zona do euro caiu para -19,5 em abril, de -2,9 em março, nível mais baixo desde outubro de 2023 e abaixo da previsão de -10,0 feita por analistas consultados pela Reuters.
O bloco de 27 nações enfrenta tarifas de importação de 25% sobre aço e alumínio e automóveis e tarifas 'recíprocas' de 20% a partir de quarta-feira para quase todos os outros produtos sob as medidas de Trump.
A pesquisa com 1.127 investidores, realizada de 3 a 5 de abril, mostrou que as expectativas econômicas para os próximos seis meses foram afetadas de forma particularmente dura pelo anúncio das tarifas, caindo 33,8 pontos, para -15,8 em abril.
Essa é a segunda queda mais acentuada na história dos dados da Sentix desde 2002, superada apenas pela invasão da Ucrânia pela Rússia.
O índice da situação atual registrou apenas uma ligeira queda, de -21,8 para -23,3 em abril.
As expectativas para a Alemanha, a maior economia da Europa, registraram perdas ainda mais fortes, caindo 36,3 pontos, para -15,8 em abril.
(Reportagem de Miranda Murray)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO