Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Confira os vencedores do BRIT Awards 2020

Premiação teve Lewis Capaldi como maior vencedor

Lucca Magro

19/02/2020

Placeholder - loading - BRIT Awards 2020 teve Lewis Capaldi como grande vencedor/Divulgação
BRIT Awards 2020 teve Lewis Capaldi como grande vencedor/Divulgação

Nesta terça (18) aconteceu a 40ª edição do BRIT Awards, principal premiação da indústria musical do Reino Unido. O comediante Jack Whitehall apresentou pelo terceiro ano consecutivo a cerimonia que teve os 13 prêmios das outras edições reduzidos para nove, além de que o voto popular foi retirado e uma comissão de especialistas em música que votam nos artistas, segundo o comitê, a decisão foi tomada para “dar controle artístico completo aos artistas sobre suas performances”.

Veja também: Billie Eilish canta pela primeira vez tema de 007 no BRIT Awards

Houve certa controvérsia nas indicações, já que nas categorias de gênero neutro, Melhor Grupo, Melhor Artista Revelação e Álbum do Ano, os indicados foram majoritariamente homens, causando certa tensão nas escolhas do júri formado por especialistas. Mesmo assim, a premiação foi elogiada por ter bastante diversidade de gênero musical, passando do pop ao rap.

Os ganhadores foram:

ÁLBUM DO ANO

Psychodrama” de Dave. O cantor de rap, Dave Orobosa, passou por todas as expectativas ao vencer de Lewis Capaldi e Harry Styles. A crítica especializada deu notas que foram do 8 ao 10, dizendo que a produção do rapper era forte e inteligente.

CANÇÃO DO ANO

Someone You Loved” de Lewis Capaldi. A sensação do pop britânico no auge de seus 23 anos foi a pedra no sapato de artistas como Ed Sheeran, Rag’n’Bone Man, Mark Ronson e Sam Smith. A potência vocal de Capaldi é surpreendente, trazendo um tom melancólico e forte na canção que alcançou o topo de diversas paradas mundo a fora.

ARTISTA REVELAÇÃO

Lewis Capaldi. O cantor britânico que está arrasando corações e a crítica se destacou ao ponto de ser o grande ganhador da noite, vencendo Mabel e Sam Fender. Já era esperado pelo grande apresso que ele anda recebendo mundo a fora e pelas posições altíssimas nos rankings mundiais.

ARTISTA MASCULINO SOLO BRITÂNICO

Stormzy. Mais uma surpresa da noite, Stormzy é um cantor de R&B e hip hop, o que tirou os olhos dos cantores Harry Styles e Lewis Capaldi, que também concorriam na categoria.

ARTISTA FEMININA SOLO BRITÂNICA

Mabel. Um sucesso pop, Mabel foi a única que se apresentou das cantoras indicadas, o que já sugeria sua vitória sobre as demais. Freya Ridings estava também na categoria, mas a dona do hit “Don’t call me up” levou a estatueta.

ARTISTA MASCULINO SOLO INTERNACIONAL

Tyler, the Creator. Com um dos melhores discos de rap da década, o cantor estava entre os favoritos na competição, mas seu nome estava confrontando nomes como Bruce Springsteen, que faz muito sucesso no Reino Unido, e Post Malone, que dispensa comentários. Porém, Tyler superou a expectativa e ganhou a estatueta.

ARTISTA FEMININA SOLO INTERNACIONAL

Billie EIlish. Continuando sua campanha de surpreendentes vitórias nas premiações, Eilish era a principal cotada da noite pelo seu histórico no Grammy 2020. A cantora venceu incríveis artistas como Lizzo e Lana Del Rey.

MELHOR GRUPO BRITÃNICO

Foals. A banda inglesa de rock alternativo era uma das favoritas para o prêmio, apesar da competição envolver o poderoso Coldplay. Seu som se consiste no experimentalismo característico da crescente leva de artistas na pegada alternativa, mas mesmo com marcas, o som é bastante autêntico e gostoso de ouvir.

ESTRELA EM ASCENSÃO

Celeste. Essa premiação se originou da categoria “Escolha da crítica”, sendo assim, o artista premiado já era anunciado antes da cerimonia e performava ao vivo antes de receber o prêmio. A cantora Celeste é conhecida pelo hit “Strange”, que garantiu sua entrada na gravadora Bank Holiday Records, de Lilly Allen.

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.