Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal será sediado no Expo Center Norte
Evento espera a participação de aproximadamente 1200 congressistas, entre advogados, psiquiatras e profissionais da saúde
Publicada em
Aproximadamente 430 mil brasileiros estão em tratamento com produtos à base da cannabis medicinal no Brasil, de acordo com dados divulgados pela Kaya Mind, uma especialista em dados e inteligência de mercado do setor. Além disso, somente no ano passado, o mercado nacional da planta atingiu um faturamento de R$ 700 milhões de reais.
Em relação aos investimentos públicos, R$ 165,8 milhões de reais foram destinados para o fornecimento público desses derivados, entre 2015 e meados de 2023:
“Quando analisamos esses números, percebemos que apenas uma pequena parte da população tem acesso aos produtos à base de cannabis no país. Ao aprofundarmos nosso entendimento sobre o potencial terapêutico da cannabis e seus benefícios no tratamento de diversas patologias, notamos um enorme potencial de crescimento desse mercado", comentou Daniel Jordão, diretor da Sechat, empresa responsável pela Medical Cannabis Fair.
Nesse sentido, o 3° Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal (CBCM), reunirá cerca de 100 palestrantes em São Paulo para discutir os avanços e os desafios da cannabis medicinal e da industrial no Brasil e na América Latina. Com uma programação abrangente, o evento abordará desde aspectos técnicos, como o funcionamento do sistema endocanabinoide, até questões práticas, como a aplicação da cannabis em diversas especialidades médicas.
O Congresso, por sua vez, será sediado no Expo Center Norte entre os dias 23 e 25 de maio e, portanto, dividirá espaço com a Medical Cannabis Fair. Ao todo, espera-se a participação de aproximadamente 1.200 congressistas nos três dias de evento, incluindo psiquiatras, profissionais da saúde, pesquisadores e advogados.
Leia também:
Inclusive, pautas referentes à legislação e à regulamentação da planta serão discutidas por especialistas no assunto. Rodrigo Mesquita, por exemplo, advogado membro da Comissão Especial de Assuntos Regulatórios da OAB Nacional e do Comitê Científico do CBCM 2024, ressaltou a importância do evento para o debate sobre a lacuna regulatória que ainda afeta o setor, visando garantir produtos eficazes, seguros e acessíveis à população.
“O Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal se consolidou como um espaço fundamental para pensar o mercado da cannabis medicinal no país e hoje ganha importância pelo debate que vem sendo feito a respeito da lacuna regulatória que ainda impede o pleno desenvolvimento do setor. Nesta edição podemos esperar por discussões ainda mais qualificadas, a partir das evidências mais recentes, para superarmos definitivamente o preconceito e a desinformação e assim garantirmos produtos eficazes, seguros e acessíveis à população”.
Além disso, o CBCM24 irá explorar módulos interdisciplinares, discutindo temas como interação medicamentosa, tratamento de doenças neurodegenerativas e avanços no manejo de epilepsias refratárias. O sistema endocanabinóide também receberá atenção especial, com análises detalhadas de sua interação com a fisiologia, farmacologia e aplicações terapêuticas, incluindo tratamentos com psicodélicos e estudos de casos clínicos reais.
Veja também:
GIGANTE DO JAZZ REBAIXA OS BEATLES: O TRIUNFO DE LOUIS ARMSTRONG

SALA DE BATE PAPO