Conheça os óculos ‘autofocais’
A ideia é fruto da mente de pesquisadores norte-americanos, mas, o item, em si, deverá estar disponível mais futuramente
Larissa Valença
10/07/2019
Segundo publicação do jornal argentino, La Nacion, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, estão fazendo testes com um protótipo de óculos inteligentes, que rastreia os olhos e possui foco automático.
O item seria voltado para quem tem presbiopia, e precisa usar as atuais lentes progressivas.
A doença afeta, geralmente, aqueles a partir dos 45 anos de idade, e acontece quando os olhos perdem elasticidade necessária para focar em objetos próximos.
Por enquanto, o protótipo se parece com um óculos de realidade virtual, mas a equipe planeja simplificar tudo e criar outras versões.
Apelidado de "óculos autofocais’’, o material visa resolver o problema principal das lentes progressivas atuais, que requerem que o usuário alinhe a sua cabeça para focalizar tudo corretamente.
O recurso funciona de modo parecido com uma lente de contato, com lentes líquidas. Também possui sensores de rastreamento ocular que triangulam onde um indivíduo está olhando e determina a distância exata do objeto de interesse. Mas, o time de profissionais não criou nenhum dos dispositivos citados acima e sim foi responsável pelo desenvolvimento de um software, que usa os dados do rastreamento para manter as lentes cheias de líquido em um foco constante e perfeito.
O produto foi testado por 56 pessoas com a enfermidade. Elas disseram que as lentes de foco automático funcionavam de forma melhor e mais rápida do que as convencionais para a leitura e outras tarefas.
Contudo, os cientistas ainda precisam de mais tempo para reduzir o protótipo de tamanho, deixando-o leve, eficiente em energia e com um design mais atrativo.