Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Conselheiro de Segurança dos EUA visita Kiev e diz que apoio 'inabalável' continuará

Conselheiro de Segurança dos EUA visita Kiev e diz que apoio 'inabalável' continuará

Reuters

04/11/2022

Placeholder - loading - 04/11/2022 REUTERS/Gleb Garanich
04/11/2022 REUTERS/Gleb Garanich

KIEV (Reuters) - O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse durante uma visita a Kiev nesta sexta-feira que o apoio dos Estados Unidos à Ucrânia permanecerá 'firme e inabalável' após as eleições parlamentares da próxima terça-feira.

'Temos total intenção de garantir que os recursos estejam lá conforme necessário e que obteremos votos de ambos os partidos para que isso aconteça', disse Sullivan a repórteres durante um briefing na administração presidencial ucraniana.

Alguns republicanos defendem que a ajuda dos EUA a Kiev seja reduzida caso eles ganhem o controle do Congresso dos EUA na eleição de 8 de novembro. No mês passado, o principal republicano da Câmara, Kevin McCarthy, disse que os norte-americanos não deveriam 'passar um cheque em branco' para a Ucrânia.

Mas Sullivan, que se reuniu com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy e seu chefe de gabinete, Andriy Yermak, disse que o presidente norte-americano Joe Biden está comprometido com a cooperação bipartidária 'sob qualquer cenário' para manter o fluxo de ajuda econômica, humanitária e de segurança.

'Estou confiante de que... o apoio dos EUA à Ucrânia será firme e inabalável, e não falo isso por falar', disse ele.

Horas depois, o Pentágono anunciou mais 400 milhões de dólares em ajuda militar para Kiev.

O apoio militar e financeiro dos EUA e de outros países ocidentais tem sido vital para a Ucrânia, se defende de uma invasão russa em larga escala lançada em 24 de fevereiro.

A visita de Sullivan ocorreu um dia depois que o senador democrata Chris Coons e seu colega republicano Rob Portman viajaram para a capital ucraniana em uma tentativa de sinalizar o apoio bipartidário dos EUA.

Yermak disse que a reunião de sexta-feira com Sullivan foi 'muito importante' e que os parceiros da Ucrânia 'compreendem totalmente nossa situação'.

(Reportagem de Dan Peleschuk)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.